20/02

Igreja celebra festa dos pastorinhos e 100 anos da morte de Santa Jacinta

Postuladora da causa de canonização de Francisco e Jacinta Marto destaca exemplo dos jovens santos para crianças de hoje

Kelen Galvan, com colaboração de Luciane Marins
Da Redação

Santos Francisco e Jacinta Marto, pastorinhos de Fátima / Foto: Arquivo

Esta quinta-feira, 20, é uma data de festa para a Igreja Católica que celebra o dia dos santos Francisco e Jacinta Marto, pastorinhos que receberam as aparições de Fátima, em Portugal. Este ano, a festividade torna-se mais especial por coincidir com o centenário de morte de Jacinta.

Uma menina que tem muito a dizer às crianças do século XXI, afirma a postuladora da causa de canonização de Francisco e Jacinta Marto, Irmã Ângela de Fátima Coelho, também vice-postuladora da causa de beatificação da Irmã Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado.

Leia também
.: Há 15 anos morreu Irmã Lúcia, vidente de Fátima que pode ser beatificada

Conforme os relatos das memórias de Irmã Lúcia e do seu testemunho no processo de canonização de Jacinta, antes das aparições, ela era uma criança como todas as outras, que queria que fizessem todas as suas vontades, senão ficava amoada. Também não gostava de partilhar suas coisas e gostava de ter o que os outros tinham. “Só isso deixa as crianças e os pais de hoje perfeitamente confortáveis. Partimos da mesma matéria”, destaca a postuladora.

Compaixão

Segundo Irmã Ângela, o que acontece é que Jacinta foi tocada pelo sofrimento. Misticamente, Deus concede a ela a graça de perceber o sofrimento humano, e isto desenvolve nela um grande sentido de compaixão. “Ao contemplar o sofrimento do mundo, o olhar da Jacinta deixa de estar centrado em si mesma e passa a estar centrado nos outros. E, devagarinho, ela passa a oferecer orações ou pequenas renúncias e sacrifícios pelo bem dos outros”.

Uma dinâmica possível de ser ensinada a todas as crianças, destaca Irmã Ângela. Segundo ela, se os pais derem o testemunho sendo sensíveis ao sofrimento dos outros, alguém que partilha roupas, comidas com os mais pobres e chama os filhos para participar destes gestos, os filhos também aprenderão a partilhar.

“Os pastorinhos tiveram muita criatividade para inventar os pequenos e grandes sacrifícios que ofereciam pelos outros. Ou seja, Jacinta pode ensinar isso mesmo, quer seja aos pais ou às crianças, que a partir do nosso cotidiano, daquilo que tenho, eu posso, sendo sensível ao sofrimento dos outros, partilhar. E, sobretudo partilhar o meu tempo, que posso ocupar a rezar e posso ocupar com fazer companhia a quem está mais sozinho”.

Irmã Angela, postuladora da causa de canonização de Francisco e Jacinta Marto / Foto: Reprodução Canção Nova

A postuladora destaca que o testemunho dos pais é muito importante, pois as crianças aprendem isso no contexto familiar. Ela explica que Jacinta teve esse exemplo em seu âmbito familiar, seus pais partilhavam e rezavam. “Talvez falte isso nas famílias de hoje. De qualquer forma, o testemunho de Jacinta é uma luz e uma benção para quem quiser caminhar”, aponta.

Jacinta de Jesus Marto morreu no dia 20 de fevereiro de 1920, com nove anos. Filha mais nova de Manuel Pedro Marto e de sua esposa Olímpia de Jesus dos Santos, Jacinta foi batizada na Igreja Paroquial de Fátima no dia 19 de março de 1910. Foi beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 13 de maio de 2000 e canonizada pelo Papa Francisco em 13 de maio de 2017. 

Santuário de Fátima

Para celebrar esta ocasião, o Santuário de Fátima tem uma programação diferenciada. No último domingo, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi palco do VI Concerto Evocativo dos Três Pastorinhos de Fátima.

Na véspera da solenidade, 19, às 21h30 (hora local – 18h30 em Brasília), houve uma vigília de oração, com rosário, procissão e veneração dos túmulos, na Capelinha das Aparições e Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

No dia da Festa Litúrgica dos Santos Francisco e Jacinta Marto, 20, a partir das 10h (hora local – 7h em Brasília) haverá a oração do Rosário na Capelinha das Aparições, seguido de uma procissão com os ícones dos Santos Francisco e Jacinta até à Basílica da Santíssima Trindade. Ali será presidida a Missa às 11h.

No período da tarde, estão previstas atividades com crianças e, por volta das 17h30, haverá oração de vésperas na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

Rosário Mundial

Como aconteceu em 2019, por ocasião do centenário da morte de Francisco, o projeto Mater Fatima realiza também este ano o Rosário, a Adoração e consagração mundial, no centenário da morte de Jacinta. 

O projeto convida todos a se unirem em oração pela paz, pelas famílias, pela vida e pelos sacerdotes.

A oração será realizada no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, entre as 17h e 18h (hora local – 20h em Brasília), mas em todo o mundo as pessoas podem se colocar em oração no horário em que puderem por estas intenções.

O Rosário mundial será transmitido ao vivo pelo site: materfatima.org e pelas redes sociais (Youtube, facebook, instagram e twitter) @MaterFátima, além do aplicativo MaterFatima.Live.

Confira também:

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo