31/01

Igreja celebra dia de Dom Bosco, pai da juventude 

A Comunidade Canção Nova faz parte da família Salesiana; ainda na época do chamado vocacional, o jovem Jonas Abib foi para um seminário salesiano

Mauriceia Silva
Da redação

Foto: Wesley Almeida

Nesta terça-feira, 31, é celebrado em todo o mundo o dia de Dom Bosco, pai e mestre da juventude, fundador dos Salesianos e co-fundador, junto com Santa Maria Mazzarello, das Filhas de Maria Auxiliadora, um ramo feminino da família salesiana. Embora tenha feito repercutir pelo mundo o seu carisma e o sistema preventivo salesiano, Dom Bosco permaneceu durante toda a sua vida em Turim, na Itália. 

Dedicou-se como ninguém pelo bem-estar de muitos jovens, na maioria órfãos, que iam do campo para a cidade em busca de emprego e acabavam sendo explorados. Com atitudes inovadoras, Dom Bosco revolucionou no seu tempo o modelo de ser padre, sempre contando com o apoio e a proteção de Nossa Senhora Auxiliadora. 

A Comunidade Canção Nova faz parte da família salesiana. O seu fundador, Monsenhor Jonas Abib, foi salesiano de Dom Bosco, ordenado padre na congregação. Anos mais tarde, percebeu o chamado a uma nova missão e a partir disso vieram os passos que resultaram na fundação da Comunidade Canção Nova, em 2 de fevereiro de 1978. O próprio Monsenhor Jonas afirmava que a Canção Nova é uma Obra de Dom Bosco.

O Inspetor Salesiano Emérito e Salesiano de Dom Bosco, Padre Edson Donizete Castilho, SDB, recorda que, por trabalhar na diocese de Lorena (SP), pôde estar com o padre Jonas.

“Eu tive a alegria de encontrar o padre Jonas muitas vezes, já que nós estávamos presentes na mesma diocese, reunião de clero, retiro, grandes celebrações da diocese, ou em vários outros momentos dos salesianos. Padre Jonas era um homem sempre muito alegre que entendia aquele princípio também de Dom Bosco de que um santo se faz também a partir do princípio da alegria que ele testemunha, como sendo sinal claro, límpido de um coração amigo de Deus que está na graça de Deus.”

Aderência ao projeto de Dom Bosco

Padre Edson recorda que o fundador da Comunidade Canção Nova sempre falava de Nossa Senhora Auxiliadora, com um profundo carinho, de modo filial e singelo, e isso se explica na sua aderência ao projeto de Dom Bosco.

“Explicitou-se por um carinho, uma atenção particular pela juventude, uma porção mais preciosa da sociedade, toda preocupação do padre Jonas com os elementos da educação”. E isso não só com o Instituto, com a Faculdade Canção Nova, mas também com obras ligadas à educação não formal, também a educação da fé.

Como Diretora adjunta da Educação Infantil do Instituto Canção Nova, missionária da Canção Nova e ex-salesiana cooperadora, Ana Luiza Lopes explica qual a proposta das instituições que fazem parte da Família Salesiana. “Elas seguem a espiritualidade proposta por Dom Bosco, principalmente atualizam de uma forma única o Sistema Preventivo criado por ele. São grupos, comunidades, associações que partilham o mesmo espírito e ajudam a dar continuidade à missão iniciada por esse santo tão amado ainda em nossos tempos”.

Ana Luiza, que antes de entrar para a comunidade fez seu compromisso como salesiana leiga, relata sentir uma grande alegria por testemunhar a eficácia do carisma salesiano na vida do Padre Jonas. “Uma eficácia que o fez transbordar e fundar um carisma tão belo como de seu pai Dom Bosco”.

O Instituto Canção Nova é uma Instituição educativa que foi sonhada pelo Padre Jonas e preza pela formação integral de “Homens Novos para o Mundo Novo”, a exemplo de Dom Bosco. Ana Luiza  acrescenta que o Instituto Canção Nova pretende colocar em prática, de forma renovada, o Sistema Preventivo de Dom Bosco, trabalhando em seus jovens e crianças uma formação integral que contemple o corpo (razão, vontade, ciência), a alma (sentimentos, afetos, temperamentos, emoções) e o espírito (religião, transcendência, relação com Deus).   

“A sociedade da alegria”

A Filha de Maria Auxiliadora, Irmã Aline Leite, recorda que, quando criança, João Bosco foi marcado por um grande sonho. Nele, via uma multidão de meninos e um homem que lhe dava conselhos, não com pancadas, mas com mansidão. 

“A ‘sociedade da alegria’ foi o prelúdio da missão educativa evangelizadora de São João Bosco, buscando alternativas santas para encontrar ‘a corda que vibra’ no coração dos jovens, mesmo diante da realidade sofrida da guerra.”

Segundo a religiosa, desde o início de sua caminhada Dom Bosco se abandonou à Providência de Deus. Seu lema de vida concretiza a ação da providência em sua vida e na vida de seus filhos. 

“ ‘Da mihi animas, cetera tolle’ (Dai-me almas e ficai com o resto). Os primeiros Salesianos e seus colaboradores eram jovens que aprenderam que a Providência de Deus não escolhe lugar e nem hora, mas sim a fé dos seus filhos e filhas.”

‘Quando Dom Bosco não rezava!?’

Por fim, sobre a vida de oração de Dom Bosco, irmã Aline afirma, que como São Bento que vivia o “Ora et Labora”, o “ Reza e Trabalha”, o fundador das Filhas de Maria Auxiliadora conjugava bem a vida de oração ao trabalho. 

“ ‘Quando Dom Bosco não rezava!?’ Essa indagação foi feita no processo de beatificação. Podemos ver claramente sua vida de oração através dos seus encontros com: Bartolomeu Garelli, nos catecismos, nas bandas, nos colóquios com os meninos e percebemos a sua vida de Oração no cotidiano, em meio aos muitos trabalhos e andanças. Dom Bosco expressa a unidade de sua vida de trabalho e oração dizendo: “Trabalho é oração!”, concluiu. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo