2/08

Grupo Gen Rosso realiza concerto solidário on-line

Show via internet do grupo musical do Movimento dos Focolares vai angariar fundos para ajudar a América Latina

Jéssica Marçal
Da Redação, com colaboração de Lizia Costa

O grupo musical Gen Rosso, do Movimento dos Focolares, realiza, neste sábado, 2, um concerto solidário para arrecadar fundos e ajudar a América Latina, principalmente regiões mais atingidas pela pandemia. Os recursos serão doados para apoiar as estruturas do movimento na América do Sul afetadas pela covid-19.

Entre os músicos do grupo estão três brasileiros: o baterista Igor Saunier, e os cantores Adelson Olivera e Helânio Ferreira Brito. Em entrevista à repórter Lizia Costa, correspondente do Jornalismo Canção Nova em Roma, eles falaram da missão de evangelizar por meio da música.

Helânio (esq.), Adelson e Igor, brasileiros integrantes do grupo Gen Rosso / Foto: Reprodução TV Canção Nova Roma

“A gente procura levar aquilo que a gente tenta viver, colocando em prática o Evangelho, para que cada pessoa na sua casa, na sua sala, possa viver a mesma coisa, a mesma energia que nós vivemos aqui nesse palco,  sentir essa mesma força”, destaca o cantor Helânio.

Nesse tempo de pandemia, o Papa Francisco tem agradecido pela criatividade dos artistas e pedido que eles sigam nesse caminho de evangelizar através da arte, o que, segundo Adelson, foi muito legal para o grupo. “Ele [o Papa] confirmava aquilo que a gente sempre procurou fazer, que é levar, por meio da arte, que é uma linguagem universal, essa mensagem de amor, de paz, de Deus. Queremos responder com intensidade a essa proposta dele”.

O baterista Igor destaca que este é um momento muito especial para eles, de poder contribuir para levar a mensagem do Gen Rosso – a mensagem que o Movimento dos Focolares leva através da música – para a região da América Latina, para os brasileiros e povos vizinhos. “Nós queremos convidar vocês para esse supershow para a América Latina dia 2 de agosto, às 17h no horário de Brasília”, reforça Igor.

Os ingressos para o show e demais informações podem ser obtidos neste endereço: https://genrosso.publica.la/library

Sobre o Gen Rosso

O grupo musical “Gen Rosso” foi fundado em 1966 em Loppiano, pequena cidade na região da Toscana italiana e onde está um grande centro de integração do Movimento dos Focolares.

No Natal daquele ano, a fundadora do movimento, Chiara Lubich, quis dar aos jovens que ali moravam um violão e uma bateria vermelha, pedindo que eles acolhessem com música as pessoas que iam visitar a comunidade, além de comunicar uma mensagem de paz e fraternidade universal, contribuindo para um mundo mais unido.
Ao presente de Chiara se deve o nome do grupo “Gen” – que significa Geração Nova – “Rosso” (que significa “vermelho”, em italiano)

A atividade original do Gen Rosso provém de sua formação artística e cultural, da internacionalidade de seus componentes e do compromisso pessoal de cada um em implementar, no contexto da vida cotidiana, os valores dos quais ele se torna embaixador. O grupo conta com poucos instrumentos, alguns amplificadores e muito entusiasmo, o que o caracteriza até os dias atuais.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo