SANTA SÉ

Gallagher: encontrei um povo ferido e corajoso, mas a paz é necessária

O arcebispo Paul Richard Gallagher, secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, concluiu sua missão na Ucrânia

Da redação, com Vatican News

Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados do Vaticano / Foto: Reprodução Youtube

O povo ucraniano é realmente um povo ferido e ao mesmo tempo muito corajoso, muito determinado: não podemos ignorar o grande sofrimento deste grande povo. Devemos renovar nosso compromisso de resolver o conflito por meio do diálogo diplomático e político”. Richard Gallagher, agora no final de sua missão na Ucrânia, faz um balanço da viagem com o Vatican News.

Falando em italiano, o arcebispo Gallagher descreve a importância do espírito ecumênico na reconstrução da paz da futura Ucrânia. Explica que em um momento como este, em qualquer país, “há também o perigo de as rivalidades começarem a crescer e o ressentimento entre si”. Explica que por isso é indispensável que todos permaneçam firmemente determinados a trabalhar “pela unidade do país, do corpo político do país, pela unidade dos cristãos, pela unidade da Igreja Católica, pela unidade com as outras religiões , poder aproveitar os recursos espirituais, a graça que Deus concede nesses momentos, e não dissipar essas coisas nas dificuldades, nas brigas.”

O arcebispo Gallagher fala então da coragem de um padre ortodoxo que conheceu em Bucha, “que narra aqueles dias terríveis, quando havia cadáveres por toda parte e ele pediu que fossem enterrados”. Podemos ver que no final, talvez, em alguns lugares as coisas estejam um pouco melhores nos dias de hoje, “mas as feridas ficam e até nós, do nosso jeito, chegamos, tentamos conversar com eles, mostrar empatia pelo seu sofrimento .” , um gesto de apoio, um gesto de encorajamento.”

No entanto, o secretário do Vaticano destaca que isso “na minha opinião não é algo que nós humanos podemos fazer sozinhos. Na verdade, quando estamos em necessidade, sentimos absolutamente a necessidade do encontro com Cristo que cura nossas feridas. Em certo sentido, a Ucrânia deve caminhar um pouco como Maria Madalena no jardim para encontrar Cristo ressuscitado. Só isso pode secar as lágrimas deste povo. Estou convencido de que quando você vê essas pessoas há uma grande solidariedade humana, mas também há uma grande fé. Estou convencido de que o povo, pelo aprofundamento de sua fé, independentemente de suas tradições — católica, ortodoxa, protestante, judaica e outras religiões — pode chegar à ressurreição, mesmo neste tempo pascal”.

Comentário do Arcebispo Paul Richard Gallagher na conclusão da missão na Ucrânia

“Como esta missão chega ao fim hoje, gostaria de expressar meus agradecimentos, acima de tudo, a Deus que esteve conosco em cada passo. E também a todos que o facilitaram. Autoridades civis, tanto na Polônia quanto na Ucrânia, autoridades da Igreja que foram tão hospitaleiras e que nos permitiram encontrá-las e conversar com muita franqueza. Fomos recebidos com muito prazer. Diria que cumprimos nossa promessa. Prometi ao ministro Kuleba que iria. Viemos e conversamos, e continuaremos a conversar. A Ucrânia neste momento tem muitas necessidades.

Para muitas dessas necessidades, as igrejas têm ajudado enormemente. Ouvi grandes elogios à Caritas, grandes elogios ao que a diocese, as paróquias e os bispos fizeram, tanto os católicos gregos como os católicos latinos aqui. Então isso é algo para se ter muito, muito orgulho. E também houve um grande reconhecimento do trabalho feito pela Polônia e sua extraordinária generosidade, tanto no acolhimento de refugiados quanto no envio de ajuda humanitária à Ucrânia. Mas precisamos avançar. Precisamos ajudá-los. Precisamos incentivá-los. Precisamos ajudá-los a permanecer sempre otimistas e fiéis. Precisamos fazer todos os esforços para que na condução desse conflito, os valores dessas pessoas profundamente cristãs prevaleçam sobre qualquer coisa que possa ser mais negativa ou mais conflitiva.

Haverá muito trabalho a ser feito por provavelmente muitos anos na reconstrução da sociedade. E esta é uma sociedade que vai ter que realmente promover sua unidade em todos os níveis, o nível da Igreja, o nível político, em termos de governança e em termos de renovação de sua indústria. O mundo tem grande necessidade da Ucrânia. Precisamos que eles possam compartilhar seus grãos e seu óleo de girassol conosco. E precisamos trabalhar juntos para que também todas as consequências desse terrível conflito em termos das várias crises que estamos enfrentando, como a crise econômica, a crise alimentar, a crise da cadeia de suprimentos, todas essas coisas sobre as quais lemos e ouvimos constantemente, para que em nosso trabalho com a Ucrânia possamos também abraçar o bem maior da humanidade, que está realmente ameaçada neste momento”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo