Ajuda

Fundação AIS recolhe valor recorde para ajudar cristãos perseguidos

No total, a ajuda permitiu financiar 5298 projetos em 132 países onde a Igreja sofre mais perseguições 

Da Redação, com Fundação AIS 

Foto: Fundação ACN

A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja (AIS) recebeu cerca de 133 milhões de euros em 2021, valor que ganha uma expressão significativa se comparado com os dados obtidos no ano anterior. Foi o valor mais alto angariado pela fundação na sua missão de apoio à Igreja que sofre e aos cristãos perseguidos no mundo.

No total, a ajuda obtida pela Fundação AIS permitiu financiar 5298 projetos em 132 países onde a Igreja sofre mais perseguições ou onde a pobreza é mais extrema, o que significou um apoio direto a 1181 dioceses. Ou seja, uma em cada três dioceses em todo o mundo viu acontecer, durante o ano de 2021, algum projeto, alguma iniciativa com a marca da solidariedade da AIS. 

Esta realidade foi sublinhada pelo presidente executivo internacional da Fundação AIS, Thomas Heine-Geldern, que agradeceu a generosidade dos benfeitores da instituição. 

“Estas comunidades são uma fonte de inspiração para nós, na forma como vivem a sua fé, apesar da pobreza, das dificuldades e, muitas vezes, da perseguição que sofrem. Graças à enorme generosidade e ajuda dos nossos benfeitores, podemos apoiá-los e sustentá-los materialmente”. 

Com 30,7% das ajudas, a África foi a região prioritária. O dado traduz a situação dramática que se vive em muitos países, principalmente nas regiões onde o terrorismo islâmico está crescendo e os cristãos são vítimas de perseguição e violência, por vezes brutal. É o que acontece, por exemplo, em Moçambique, Burkina Faso ou na Nigéria. Seguiu-se a Ásia, com 22,3 %, a Europa Central e Oriental, com 15,2% e o Médio Oriente com 16,9%. A América Latina recebeu 14,8% da ajuda da Fundação AIS ao longo do ano passado.

Trabalho Europeu 

A diretora do secretariado nacional da Fundação AIS em Portugal, Catarina Martins de Bettencourt,  fez questão de deixar uma palavra de agradecimento a todos os que permitiram que o país contribuísse de forma assinalável.

“É com um imenso orgulho que apresentamos o trabalho realizado em Portugal, país pequeno e pobre no contexto europeu, mas que se voltou a agigantar perante a urgência da solidariedade com os mais necessitados”, pontuou.

A Fundação AIS está presente com secretariados em 23 países – um dos quais é Portugal – tendo, no conjunto, mais de 347 mil benfeitores. 

Quase 70% da população mundial não pode exercitar livremente a sua fé. O direito fundamental da liberdade religiosa não é garantido em pelo menos 62 países. 

Mais de 400 milhões de cristãos vivem em países onde a discriminação e a perseguição são a realidade do dia-a-dia. Em muitos destes países, a ajuda da Fundação AIS é o único apoio para a subsistência da Igreja e das comunidades cristãs.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo