Representante de São Francisco

Frei Massimo Fusarelli é eleito Ministro Geral dos Frades Menores

Frei Massimo acompanhará e animará a Ordem dos Frades Menores em 119 países em todos os continentes

Da Redação, com Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil-OFM

Frei Massimo Fusarelli / Foto: franciscanos.org.br

O frei italiano Massimo Fusarelli foi eleito, na manhã desta terça-feira, 13, como novo Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores. Ele ficará nessa função de 2021 a 2027, sendo o 121º representante de São Francisco de Assis.

A eleição de frei Massimo ocorreu durante o Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores, em andamento em Roma. Participam os 116 frades capitulares. Quem preside a eleição, por nomeação do Papa Francisco, é o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz. Nesta quarta-feira, 14, será eleito o Vigário Geral e, na quinta-feira, 15, os integrantes do Definitório Geral.

Atualmente, frei Massimo é Ministro Provincial da Província São Boaventura, nascida da união das antigas províncias de Abruzzo e Lazio, ocorrida em 2017. 

Eleito Ministro Geral, Frei Massimo acompanhará e animará a Ordem dos Frades Menores em 119 países em todos os continentes. Numericamente, os Frades Menores são cerca de 12.479 – não inclusos os 492 postulantes. Estão distribuídos pela África e Médio Oriente (1.300), América Latina (3.113), América setentrional (1.004), Ásia-Oceania (1.514), Europa Oriental (2.314) e Europa Ocidental (3.234).

Sobre Frei Massimo

Frei Massimo tem 58 anos de idade e é natural de Roma. Conheceu os Frades Menores da Paróquia de São Francisco em Tivoli. Entrou para a ordem em 28 de julho de 1982, fazendo a Primeira Profissão em 30 de julho de 1983. A profissão solene e ordenação presbiteral foram na Igreja de São Francisco do Tivoli, em 30 de setembro de 1989.

O religioso é doutor em Teologia Patrística e já lecionou nesta área. Ele já esteve no governo da Ordem quando foi Secretário Geral de Formação e Estudos (2003 a 2009) e Visitador Geral para a Província de Nápoles e depois para o processo de unificação das Províncias do Norte da Itália.

Em nível provincial, também desenvolveu diversas funções. Nos últimos anos, residiu nos Conventos São Bonaventura al Palatino em Roma e Santa Maria delle Grazie em Ponticelli Sabino (Rieti). Também foi convidado a fazer parte do Conselho Presbiteral da diocese de Sabina e depois no Conselho de Roma (1999-2002), sempre no contexto da pastoral juvenil e vocacional. Participou e organizou missões populares e animação nas paróquias.

De 2015 a 2018, foi assistente Geral do Instituto Secular dos Missionários da Realeza de Cristo. De outubro de 2016 a agosto de 2017, viveu com outros irmãos entre as vítimas do terremoto de Amatrice e Accumoli (Rieti).

Em 2 de julho de 2020, foi eleito Ministro Provincial em Capítulo. Em 7 de outubro de 2020, foi eleito presidente da Conferência dos Ministros Provinciais da Itália e da Albânia (COMPI). Agora, com sua eleição, Frei Luciano De Giusti, o Vigário Provincial, deve assumir a Província no seu lugar.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo