Homilia

Frei Gilson: “Quando Deus entrar na sua vida, ela vai entrar em ordem!”

Frei Gilson recorda a figura e a missão do profeta Elias que está no Evangelho de hoje, tão necessária aos dias atuais. Segundo o sacerdote, o profeta foi chamado para colocar ordem nas coisas, mas ele não foi aceito.

Da Redação, Mauriceia Silva

Homilia Frei Gilson Hosana Brasil 2022 / Foto Mariana Lanzarin – Canção Nova

Neste sábado, 10, quarto dia do Acampamento Hosana Brasil que acontece na sede da Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista, SP, peregrinos vem de todas as partes do país para participar do evento que tem como propósito agradecer a Deus pelas vitórias concedidas durante o ano que se passou. 

No período da manhã, houve entrada das bandeiras de todos os estados do país, seguido de oração feita pelo Missionário da Comunidade Canção Nova Padre Roger Luís. Logo depois o houve a pregação do Missionário da

Padres na Santa Missa do Sábado no Hosana Brasil 2022. / Foto: Mauriceia Silva – Canção Nova

Comunidade Canção Nova Padre Adriano Zandoná.  Para encerrar a manhã, houve um momento de adoração conduzido pela fundadora da Comunidade Canção Nova, Luzia Santiago, no qual houve o momento da Arca com o Santíssimo. 

No período da tarde, houve pregação com a Missionária da Comunidade Canção Nova Paula Guimarães, e logo após às 16h, Santa missa presidida pelo Carmelita Mensageiro do Espírito Santo, Frei Gilson da Silva Pupo Azevedo. Na celebração, também estiveram presentes sacerdotes e autoridades. 

Todo profeta é chamado a ser um homem de fogo

Frei Gilson começa a sua homilia falando que Jesus, no Evangelho, cita o grande profeta Elias. O religioso recorda que, segundo as Sagradas Escrituras, o grande profeta Elias surgiu como fogo, e sua palavra queimava como uma tocha: “todo profeta é chamado a ser um homem de fogo, a ser um homem que queima, a ser um homem que arde nas coisas de Deus”.

Ao ler a primeira leitura deste sábado, o sacerdote continuou falando sobre os inúmeros milagres que Elias fez, e proclamou:

“Tu foste arrebatado num turbilhão de fogo, num carro de cavalos também de fogo, tu, nas ameaças para os tempos futuros, foste designado para acalmar a ira do Senhor antes do furor, para conduzir o coração do pai ao filho, e restabelecer as tribos de Jacó. Felizes os que te viram, e os que adormeceram na tua amizade!” (Eclo 48, 9-11)

Os profetas do Antigo Testamento vêm para preparar a vinda de Jesus, recordou Frei Gilson, e continuou: “No batismo, você também recebeu esse encargo de profeta, todos deveríamos ser profetas. Nós também preparamos a segunda vinda de Cristo, e esse é o profeta: Ele sempre está preparando a vinda de Cristo. Você está preparando a vinda de Cristo na sua casa? Você está preparando a vinda de Cristo na sua família? O profeta prepara a vinda de Cristo.”

O frei carmelita afirma que, sem dúvidas, este é um grande profeta que aparece com Jesus na transfiguração, e também Moisés. E assim ele recorda as palavras de Jesus no Evangelho de hoje:  “Elias vem e colocará tudo em ordem”, assim Frei Gilson explica que este é o grande chamado do profeta, colocar as coisas em ordem, que Elias veio para colocar todas as coisas em ordem: 

“Eu tenho certeza que Deus já está falando com você. Deus quer colocar a sua vida em ordem, pois talvez ela esteja uma bagunça. Talvez a sua vida esteja desorganizada; e o que dizer deste mundo então? Deus quer colocar a sua vida em ordem, é por isso que ele trouxe você aqui. Elias veio para colocar a sua vida em ordem porque estava tudo desordenado. Foi Elias que confrontou o Rei Acab, foi Elias que confrontou Jezabel, porque faziam idolatria a outros deuses. No tempo de Elias, o povo confrontava outros deuses. Os reis cultuavam outros deuses, e Elias veio para colocar ordem. 

Frei Gilson lembrou que também foi Elias que expulsou o profetas de Baal do Monte Carmelo, pois havia uma desordem naquele tempo. E ao falar sobre desordem, o Frei ressaltou que a maior desordem que pode haver numa nação é a desordem moral:

“Às vezes, as pessoas ficam preocupadas com a desordem em tantas áreas, a desordem na educação, a desordem da corrupção, a desordem da fome, e desordem da saúde. Tudo isso é importante, mas a pior desordem que existe é a desordem moral e espiritual do ser humano.” 

O profeta é aquele que precisa colocar ordem nas coisas

Frei Gilson recorda que o Evangelho diz que o profeta foi chamado para colocar ordem nas coisas, mas ele não foi aceito. “Porque quando você quer colocar ordem, tem muita gente que quer continuar na desordem, e quem quer continuar na desordem, fica bravo com quem quer colocar ordem.” 

Também na homilia foi recordado que o Evangelho, ao falar de Elias, termina dizendo que Jesus está falando de João Batista, que também veio para colocar ordem, e com isso Frei Gilson ressaltou que o profeta é aquele que precisa colocar ordem nas coisas.

“Quando Deus entrar na sua vida, a sua vida vai entrar em ordem!”

O carmelita fez menção à ação de João Batista de colocar ordem nas coisas a partir do seguinte trecho do livro de Mateus: “Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia. Dizia ele: fazei penitência, porque está próximo o Reino dos céus,” e disse o seguinte:

“Olha aqui João Batista querendo colocar ordem nas coisas, e pra colocar ordem o que precisa acontecer: penitência. E para colocar ordem o que precisa fazer, converter-se, este é aquele de quem falou o profeta Isaías quando disse: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas’, esta é a missão de João Batista, preparar o caminho do Senhor, colocar as coisas em ordem.”

Para Frei Gilson, é importante ressaltar que Jesus combateu todas as desordens, e veio destruir as obras do demônio. Por isso, se Jesus entrar nas famílias, ele as colocará em ordem. O Padre alerta que quem colocar ordem em sua vida não deve se preocupar com o que as pessoas dirão. 

“Deus não fez nada fora de ordem, nós fomos criados com ordem. Eu sei que Deus está na vida de alguém se a vida dela está em ordem. O que desordenou tudo? O pecado. Quando Adão e Eva aceitaram o pecado, aquele pecado desordenou tudo. Quando você tira Deus da “jogada”, a tua vida deixa de estar em ordem porque você deixou de cultuar o Deus verdadeiro para cultuar o deus falso. Quando você não cumpre mandamento, a vida desordena, é simples assim, o pecado desordena.”

Frei Gilson também recorda que a Palavra de Deus que está em 1 João 3,8, que diz o seguinte: “Eis porque o filho de Deus se manifestou, para destruir as obras do demônio,” e continuou dizendo que a obras do demônio é o pecado.  

O sacerdote recorda que a vida desordena quando não se cumpre mandamento de Deus: “Quando você começa a transgredir mandamento, você desordena a sua vida. Deus que colocar a tua vida em ordem. Amém!? Este mundo está uma bagunça, uma desordem. Nós estamos vendo uma desordem moral e mundial acontecendo. O mundo está desordenando as nossas crianças. Quantos desenhos estão desordenando as nossas crianças, e quem fala o contrário como Elias, João Batista e Jesus, é rejeitado.”

“Também estão desordenando os nossos jovens”, afirmou Frei Gilson, e continuou: “Há jovens que passam 24h do dia assistindo a séries. Aquilo que é certo está ficando errado, aquilo que é errado está ficando certo. ‘Ora, mandamento é coisa de antigamente’, Igreja é coisa do passado, isso aí não existe mais…”

Frei Gilson explica ainda que, para combater a desordem, é necessário um povo que coloque Deus em primeiro lugar.

“Deixa eu falar para vocês: a gente precisa começar a colocar ordem nas coisas, e como a gente vai colocar ordem nas coisas? A gente precisa levantar um povo que coloque Deus em primeiro lugar de verdade. Não adianta você dizer que a nação está desordenada se a sua vida está uma bagunça, se a sua casa está desordenada, se a sua vida está desordenada.” 

O Frei continua afirmando que só Deus poder colocar em ordem aquilo que foi bagunçado pelo pecado: “Deus quer organizar e entrar em cheio na sua vida, quer reavivar o profeta, Deus quer reavivar sua esperança. Onde ele entrava, ele colocava ordem.”

“Você precisa ter o espírito de Elias”, disse ainda o sacerdote, e perguntou: “O que é ter o espírito de Elias? Elias dizia o seguinte: ‘Consumo-me de zelo pelo Deus dos exércitos; meu coração arde de amor pelo Senhor Deus dos exércitos,’ Ele não aceita a corrupção e o pecado do mundo.” 

Por fim, o Frei dos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo disse que, quando os sacerdotes começarem a dizer “deixa todo mundo fazer o que quiser”, não estará dentro deles o espírito de Elias. 

“Você tem que dizer ‘o mundo pode viver o pecado, mas eu nunca me conformarei.’ Para aqueles que dizem ‘ah você não vai respeitar as pessoas?’, eu digo, ‘sim, eu vou respeitar as pessoas, mas não vou me conformar nunca'”, concluiu Frei Gilson. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo