Quarta aparição

Fátima: peregrinação aniversária de agosto volta atenção aos migrantes

Em agosto, peregrinação em Fátima faz memória da quarta aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos

Da Redação, com Santuário de Fátima

Andor com a Imagem de Nossa Senhora percorre o Recinto de Oração, no início da Missa Internacional Aniversária / Foto: Santuário de Fátima

O arcebispo do Luxemburgo, Cardeal Jean-Claude Hollerich, presidiu a Peregrinação Aniversária de Agosto no Santuário de Fátima, em Portugal. A peregrinação faz memória da quarta aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, a única que ocorreu fora da Cova da Iria, nos Valinhos em 19 de agosto.

Na missa desta sexta-feira, 13, o cardeal desafiou os migrantes a usar a fé para devolver Deus à Europa. Ele elogiou a fé e a religiosidade do povo português, que deve ser posta ao serviço da Igreja. Dirigindo-se aos portugueses, mas também aos emigrantes e refugiados, destacou a contribuição deles para construir a riqueza econômica e cultural dos países que os acolhem.

“A Europa hoje vive longe de Deus, esqueceu-O! Com o vosso espírito de serviço, com a vossa fé e vossa religiosidade procurai continuar a ajudar os países que vos acolhem para viver, a não perderem a esperança”, disse.

O cardeal destacou a comunhão e a interculturalidade como fatores de renovação da Igreja. Por isso, agradeceu pelo serviço prestado por todos os migrantes ao bem comum da sociedade e da Igreja.

Leia também
.: Em Fátima, peregrinação recorda terceira aparição de Nossa Senhora

O poder da oração e o serviço

A partir da liturgia do dia, o arcebispo de Luxemburgo sublinhou o poder da oração e da sua influência na conversão dos corações. Ele destacou como os peregrinos de Fátima vão ao santuário neste clima de oração: pela saúde dos familiares, problemas do trabalho, a preocupação com os filhos e netos, incertezas da emigração entre outras.

“Também nós, como Maria, temos a feliz oportunidade de, agora e aqui – neste lugar sagrado – reencontrar Jesus na Palavra de Deus, nesta solene Eucaristia e na Sagrada comunhão. Este encontro encerra uma força de mudança nas nossas orações: elas são invadidas pelo sentimento da presença real de Jesus, e a nossa oração de súplica pode atingir a oração de louvor”.

E se, como Maria, deseja-se atingir a consolação da esperança, é preciso colocar-se ao serviço dos outros, frisou o cardeal. Nesse sentido, ele pediu para alargar esse espírito de serviço. “A verdade é que a fé sem espírito de serviço não passa de um sentimento… e os sentimentos são passageiros”.

Palavra aos doentes

Depois da comunhão, a habitual palavra dirigida ao doente. Eugénia Quaresma, da Obra Católica Portuguesa de Migrações, agradeceu pelo Deus de Amor que se faz presente nas visitas, nos cuidados de familiares, profissionais e voluntários que, por vocação, se dedicam a salvar vidas. Também pela delicadeza de tantos anônimos, que se fazem inesperadamente próximos.

Com referência ao tema pastoral – “Louvai o Senhor que levanta os fracos” – Eugénia Quaresma convidou os doentes a rezarem para compreender e aceitar a vulnerabilidade humana que a doença traz. “Com o sentido que o Senhor mais anseia: um coração disponível para se compadecer, converter e amar”.

No final da celebração, na tradicional mensagem aos peregrinos, o bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, sublinhou dois aspetos particulares desta peregrinação de agosto. Primeiro, uma experiência viva da fraternidade universal. Segundo, uma evidência de que a oração do Santuário está ligada à geografia do mundo, a todas as necessidades e problemas de todos os povos e países, de onde parte e chegam todos os emigrantes e refugiados.

“A nossa oração é universal e torna o nosso coração universal também. E aqui recebemos, por intercessão de Maria, o dom da consolação, da esperança, da fortaleza e da alegria, para caminharmos e construirmos juntos um futuro de justiça e de paz”, disse Dom Marto.

Confira, na reportagem abaixo, mais detalhes da peregrinação de 12 e 13 de agosto:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo