Reflexão

Exemplo de Padre Pio encoraja a enfrentar pandemia, diz frade

Em homilia, Superior Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos destacou: santo mostra que só existe um Salvador, Jesus Cristo

Da redação, com CNA

Igreja celebra nesta quarta-feira, 23, São Padre Pio /Foto: Stefano Rellandini – REUTERS

O Superior Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Frei Roberto Genuin, destacou que o exemplo de Padre Pio pode ajudar no enfrentamento da pandemia da covid-19, já que o “Santo dos Estigmas” mostra que só existe um Salvador, Jesus Cristo.

“A condição de grande preocupação, desencanto e sofrimento que o mundo inteiro sofre com esta pandemia deveria pelo menos nos levar a refletir que realmente só existe um verdadeiro pastor que protege os seus, suas ovelhas, que as conhece, as conduz , que os defende, por quem dá a própria vida ”, disse o sacerdote na Missa das Vésperas da Festa do Padre Pio de Pietrelcina, celebrada nesta terça-feira, 22, no Santuário de Santa Maria delle Grazie, em San Giovanni Rotondo, na Itália.

O frade reforça que o pastor é Jesus, aquele que se fez homem para encontrar homens e mulheres, que aceitou livremente ser crucificado. “Ele é um verdadeiro sentinela de cada um de nós e de todo o mundo”, complementou.

Leia mais
.: Padre relata como São Padre Pio o ajudou a seguir vocação sacerdotal

Jesus contrasta com o fato de que a pandemia mostrou a incoerência de tantos que fingiram ser “salvadores da humanidade”, afirmou Frei Roberto. “Quantos se apresentam como salvadores da humanidade? Quantos oferecem felicidade fácil, mas venenosa? Quantos fingem saber tudo, serem onipotentes, e então um minúsculo vírus é suficiente para mostrar a inconsistência de seus pressupostos?”, indagou.

Da mesma forma, o frade refletiu sobre um ensinamento de São Francisco de Assis que também pode ajudar a superar as dificuldades do momento presente.  “Um frade reconheceu a São Francisco que em certas ocasiões não teve a coragem de alertar aqueles que estavam em perigo porque estavam em pecado mortal. E continuou a expressar a sua preocupação a Francisco. ‘Serei considerado responsável por suas almas?’”.

Em sua resposta, São Francisco sugeriu a seguinte explicação, comentou Frei Roberto: “Eu vejo assim. O servo de Deus deve ter em si o ardor da santidade de vida, deve saber preencher todas as lacunas com a luz do exemplo e com a eloquência da sua conduta. Assim, o esplendor de sua vida, sua boa fama tornará sua iniquidade manifesta a todos”.

Esta resposta agradou muito àquele frade erudito, revelou o sacerdote, e ele comentou a resposta com os companheiros de Francisco: “Meus irmãos. A Teologia deste homem, surgindo da pureza da contemplação, voa como uma águia. Nossa ciência, por outro lado, cai por terra ‘”.

São Padre Pio

São Pio de Pietrelcina, nascido em 1887, era um frade e sacerdote italiano, pertencente à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, que recebeu os estigmas de Jesus Cristo nas mãos, pés e lado.  O santo também ficou famoso por ter realizado milagres em vida e pelos extraordinários dons que Deus lhe concedeu. Um desses dons dizia respeito a uma extraordinária capacidade de aproximação e compreensão da alma humana, a ponto de muitas vezes poder ler o coração e a consciência de quem o abordava. 

Aquela capacidade de ver a alma humana na sua totalidade, que brotava da caridade que comovia o seu coração ao serviço do povo, tornava-o um confessor único. É sabido que muitos fiéis o procuraram com o propósito de se confessar, em busca daquele rosto de Deus que sempre acolhe o pecador. Padre Pio morreu em 23 de setembro de 1968, depois de horas de agonia, repetindo em voz fraca “Jesus, Maria!”, E foi canonizado em 16 de junho de 2002 por São João Paulo II.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo