Novidade

Espaço Memória é inaugurado no Santuário Nacional de Aparecida

Local ficará montado pelo período de dois meses, prazo no qual todos os que visitam o Santuário poderão contemplá-lo

Da Redação, com Vatican News 

Foto: Manuela Castro – Ascom CNBB

No contexto dos eventos de comemoração dos 15 anos da Conferência de Aparecida, nesta quinta-feira, 12, no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, foram realizados dois momentos de celebração e memória.

O primeiro foi a inauguração do Espaço Memória, às 16h, e em seguida a meditação do Terço, às 19h. Os dois momentos tiveram a participação do presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e assessores das duas entidades.

Espaço Memória – um espaço para reavivar a Conferência de Aparecida

O Espaço Memória fica localizado no piso principal do Santuário e abriga uma exposição com cerca de 70 fotografias que fazem memória da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho. Também contém outras imagens e objetos que retratam a história das Conferências Episcopais Latino-Americanas: desde a do Rio de Janeiro, em 1955, passando por Medellín, Puebla e Santo Domingo.

“Esse Espaço Memória não é apenas uma memória de um fato do passado, e sim para reavivarmos os nossos corações como um grande desejo do Papa Francisco, a força espiritual e missionária da Conferência de Aparecida, consignada no documento de Aparecida”, afirmou o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor de Oliveira Azevedo.

Segundo o reitor do Santuário, padre Eduardo Catalfo, a ideia da exposição é trazer os temas principais, o momento eclesial que vive cada setor, os principais protagonistas, mostrando sempre a beleza da Conferência Episcopal Latino-Americana e Caribenha como força da Igreja, como força do Evangelho, como força de vida.

“Nós preparamos vários temas ilustrativos para marcar o trabalho de cada uma dessas Conferências, com suas preocupações fundamentais, com seus agentes mais definidos”, explica o padre.

O Espaço Memória ficará montado pelo período de dois meses, prazo no qual todos os que visitam o Santuário poderão contemplá-lo. É possível visitar a exposição com calma, com tranquilidade, seguindo apenas o horário normal do Santuário.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo