MENSAGEM COLETIVA

Episcopado brasileiro trabalha em redação de mensagem ao Papa

 Trata-se de um hábito já perpetuado pelos bispos brasileiros quando cada uma das Assembleias Gerais são organizadas no país

Da redação, com CNBB

Atual presidência da CNBB, eleita em maio de 2019 / Foto: CNBB

Em todas as Assembleias Gerais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os bispos enviam uma mensagem ao Papa, como gesto de fidelidade e comunhão com o Sumo Pontífice.

Neste ano, mesmo com o encontro sendo realizado na modalidade on-line, os bispos dedicaram um momento da manhã para aprovar um texto previamente redigido pelos bispos. A apresentação foi feita por Dom Severino Clasen, arcebispo de Maringá (PR).

Na proposta do texto, o episcopado renova sua fidelidade e comunhão com o Papa Francisco, reconhecendo seus inúmeros esforços para construir a unidade na Igreja e favorecer o diálogo inter-religioso e cultural. Também manifesta gratidão pelas iniciativas eclesiais e sociais e pela proximidade e solidariedade do Pontífice com o povo brasileiro, neste tempo de pandemia.

A equipe de redação da mensagem propôs aos bispos de escreverem ao Papa sobre os desafios sociais e eclesiais deste momento pandêmico, sem deixar de mencionar as inúmeras iniciativas pastorais e as vozes proféticas que estão surgindo. A mensagem também propõe informar sobre o tema central da Assembleia: “Casa da Palavra: animação bíblica da vida e da pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”.

O texto proposto conclui-se com o pedido da Bênção Apostólica para cada bispo e pessoa envolvida na realização dessa Assembleia e assegura ao Pontífice a oração dos bispos por sua vida e ministério na Igreja.

Após a apresentação do texto, os bispos que desejaram inscreveram-se pelo chat para fazer apontamentos, correções e sugestões. Ao longo do dia, a equipe de redação ainda receberá correções e emendas, até chegar a uma redação aprovada por todos. A mensagem do episcopado brasileiro ao Papa Francisco deve ser concluída ao longo da semana.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo