No Vaticano

Encontro "Fé e Ciência: rumo à Cop 26" acontece nesta segunda-feira

Evento será realizado no dia em que a Igreja recorda São Francisco e um ano após a publicação da encíclica Fratelli tutti

Da redação, com Vatican News

Foto: Bohumil Petrik/CNA

O encontro”Fé e ciência: rumo à Cop 26″ acontece nesta segunda-feira, 4, no Vaticano. Ela reúne líderes religiosos e cientistas. O foco é um apelo aos participantes da Cop 26, a conferência climática anual da ONU programada para se realizar em Glasgow, Escócia, de 31 de outubro a 12 de novembro.

Leia também
.: COP26: religiosos britânicos pedem plano contra aquecimento global
.: Santa Sé defende respostas coletivas à crise climática

A Cop 26 será organizada pela Grã-Bretanha em parceria com a Itália. A iniciativa, recorda a Sala de Imprensa da Santa Sé em uma declaração, “surgiu sob proposta das embaixadas britânica e italiana junto à Santa Sé”. Foi levada avante em conjunto com a Santa Sé. Foi então desenvolvido através de encontros virtuais mensais, que começaram no início deste ano. Um percurso na qual líderes religiosos e cientistas puderam compartilhar suas preocupações e desejos de maior responsabilidade para o planeta e para a mudança que é necessária.

Um apelo conjunto

O caminho traçado nos últimos meses resultou em um apelo conjunto que será assinado pelos líderes religiosos durante o encontro no Vaticano na manhã de 4 de outubro, no qual o Papa Francisco entregará o apelo nas mãos de Alok Kumar Sharma, presidente designado da Cop 26, e Luigi Di Maio, ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália.

O programa dos trabalhos do dia 4 de outubro inclui, entre outras coisas, na abertura, a leitura de algumas passagens do apelo dos líderes religiosos à Cop 26. Sucessivamente o apelo será então assinado pelos líderes religiosos.

Após um momento de oração e uma saudação do secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, é previsto o discurso do Papa Francisco. À tarde – recorda a Sala de Imprensa da Santa Sé – é prevista uma sessão a portas fechadas na Embaixada da Itália junto à Santa Sé.

Youth4Climate

Na quinta-feira, 30 de setembro, concluiu-se outro evento importante. No centro de conferências Mico em Milão realizou-se o Youth4Climate, a conferência dos jovens sobre o clima organizada pelo governo italiano como um evento introdutório à Pré-Cop26. Esta última é a reunião de ministros do meio ambiente em preparação para à Cop26.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo