Igreja maronita

Em Mogi, comunidade libanesa terá paróquia dedicada a São Charbel

Lançamento da pedra fundamental das futuras instalações da nova paróquia dedicada a São Charbel será neste domingo, 12

Jéssica Marçal
Da Redação

São Charbel / Foto: Arquivo

A comunidade libanesa do Alto Tietê, em São Paulo, terá mais uma Paróquia dedicada a São Charbel, desta vez em Jundiapeba, em Mogi. O lançamento da pedra fundamental está programado para este domingo, 12, com Missa presidida às 11h pelo arcebispo maronita no Brasil, Dom Edgar Madi.

Segundo o bispo, a Paróquia São Charbel no Alto Tietê era um projeto antigo e a comunidade maronita da região decidiu realizar esse projeto no tempo de Deus. “Uma notícia boa e abençoada, um momento histórico!”, afirma.

O padre libanês Elias Karam, um dos membros da comunidade libanesa de São Paulo, conta que a comunidade local usava uma paróquia latina da diocese de Mogi para fazer uma missa uma vez por mês para os maronitas. Sempre havia esse projeto de ter uma igreja, desejo que foi crescendo e gerando uma grande mobilização, e agora o sonho começa a se concretizar. “Começaram as obras no sentido de fazer as plantas, o projeto e tudo o mais para que possamos ter essa Igreja de São Charbel”.

São Charbel

A paróquia será dedicada a São Charbel, um santo libanês maronita para o mundo inteiro. Segundo Dom Edgar, foi o santo que colocou no coração de uma família de Mogi a iniciação do projeto.

Padre Karam acrescenta a grande devoção popular dos libaneses a esse santo, por sua fama de milagres, de atender ao pedido dos fiéis. “Ele é sempre presente na casa de todos os libaneses, é difícil entrar numa casa que não tenha a imagem de São Charbel”.

Essa nova igreja significa muito para a comunidade libanesa e reanima a fé, frisa o sacerdote. “Para nós libaneses, onde há igreja há união. A igreja é lugar de encontro, de tranquilidade, de paz para as famílias e, sobretudo, na imigração, a igreja se tornou um lugar de manter a cultura, a convivência, de guardar as raízes”.

Ele destaca que a Igreja de São Charbel é um grande sonho de todos. “Não dá nem para dizer o quanto, mas significa muito, porque é o Líbano, é a fé para o povo. Lá na igreja existe um pedaço do Líbano, um pedaço dos antepassados, e lá essa fé vai ser mais forte”.

“A paróquia vai unir não só a comunidade libanesa maronita na região, mas também cada pessoa que tem devoção a São Charbel. A festa dele é 24 de julho no calendário da igreja latina, um santo para os brasileiros também!”, conclui Dom Edgar.

O projeto de construção inclui a igreja, um salão paroquial e uma casa paroquial. Agora a fase é de arrecadação para iniciar a construção.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo