Apresentação do Senhor

Em MG, Santuário terá procissão luminosa no dia 2 de fevereiro

Missa e procissão da Festa da Apresentação do Senhor vão seguir os protocolos de segurança para se evitar a disseminação da Covid-19

Da redação, com Arquidiocese de BH

/ Foto: Divulgação – Arquidiocese de BH

O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais organiza programação especial para a Festa da Apresentação do Senhor, tradicionalmente celebrada pela Igreja no dia 2 de fevereiro.  Neste dia, será celebrada Missa Solene na menor basílica do mundo, a Ermida da Padroeira de Minas Gerais, às 19h, seguida de procissão luminosa.

Um grupo de aproximadamente 25 peregrinos, com velas, vão caminhar pelo alto da Serra, revivendo antiga tradição cristã, que atravessa gerações. As velas representam Cristo, luz dos povos. Após a procissão, o sacerdote preside a bênção das velas.

A Festa da Apresentação do Senhor

A Festa da Apresentação do Senhor relembra a passagem bíblica em que Maria e José, no cumprimento de um preceito hebraico, levam o Menino Jesus ao templo. A tradição hebraica estabelecia que os pais deveriam levar seus primogênitos ao templo para serem apresentados aos sacerdotes e consagrados a Deus. 

Após a apresentação de Jesus, um senhor, de nome Simeão, guiado pelo Espírito Santo, entrou no templo. Acolheu o Menino em seus braços chamando-lhe de luz para iluminar as nações. Essa passagem bíblica inspira as procissões com as velas. No Santuário Basílica da Padroeira de Minas Gerais, a procissão promete encantar peregrinos, pois será vivida no contexto paisagístico, histórico, cultural e natural da Serra da Piedade.

A Missa e a procissão vão seguir os protocolos de segurança para se evitar a disseminação da Covid-19. Por isso, os fiéis são convidados a agendar a participação. A programação será transmitida pela TV Horizonte (canal 30 em sinal aberto) e redes sociais do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo