Divulgação

Em maio: Santuário Nacional participará de maratona de oração do Papa

Iniciativa terá a participação de Santuários do mundo todo; Francisco conduzirá oração no primeiro e no último dia

Da redação, com Vatican News

Santuário Nacional de Aparecida /Foto: Arquivo Canção Nova

O Santuário Nacional de Aparecida participará da “maratona” de oração convocada pelo Papa Francisco para o mês de maio.

A lista dos Santuários do mundo que rezarão durante o próximo mês pelo fim da pandemia foi divulgada nesta quarta-feira, 28.

O Pontífice quis envolver todos os Santuários para que se tornassem instrumentos para uma oração de toda a Igreja.

As orações serão realizadas à luz da expressão bíblica: “De toda a Igreja subia incessantemente a oração a Deus” (At 12,5).

Organização

O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, encarregado pelo Papa de organizar o evento, estendeu o convite a todos os Santuários do mundo.

A intenção é promover a difusão da iniciativa nas respectivas regiões, de modo a chegar aos sacerdotes, às famílias e a todos os fiéis, convidando-os a unir-se a esta oração de intercessão e esperança à Santíssima Virgem.

Oração do Terço e intenções

Com a oração do Terço, cada dia do mês é marcado por uma intenção de oração. Elas contemplam diversas categorias de pessoas mais afetadas pelo drama da pandemia.

Leia mais
.: Intensifiquemos a reza do Terço, pede o Papa Francisco

Algumas das intenções serão por aqueles que não puderam se despedir de seus entes queridos. pelos profissionais da saúde, pelos pobres, pelos sem-teto, pelas pessoas com dificuldades econômicas e por todos os falecidos

Pelo fim da pandemia e retomada da vida

Cada Santuário do mundo é convidado a rezar na maneira e na linguagem em que a tradição local se expressa. É preciso invocar a retomada da vida social, do trabalho e das muitas atividades humanas que foram suspensas durante a pandemia.

Este chamado comunitário procura realizar uma oração contínua, distribuída pelos meridianos do mundo, que se eleva incessantemente de toda a Igreja ao Pai através da intercessão da Virgem Maria.

Por esta razão, os Santuários são chamados a promover e solicitar o máximo possível a participação do povo. Assim, todos poderão dedicar um momento à oração diária pelo fim da pandemia e a retomada das atividades sociais e de trabalho.

Abertura na Capela Gregoriana da Basílica Vaticana

O Santo Padre abrirá e concluirá a oração, juntamente com os fiéis de todo o mundo. A ação ocorrerá a partir de dois locais significativos dentro do Estado da Cidade do Vaticano.

Em 1º de maio, o Papa Francisco rezará junto ao ícone de Nossa Senhora do Bom Sucesso que está presente na Capela Gregoriana da Basílica Vaticana.

Na ocasião, o Santo Padre abençoará os Terços especiais utilizados especificamente para este evento. Eles serão então enviados aos trinta Santuários diretamente envolvidos.

Várias famílias das paróquias de Roma e região participarão da oração e da leitura, juntamente com jovens representantes dos Novos Movimentos de Evangelização.

Conclusão nos Jardins do Vaticano

Em 31 de maio o Papa Francisco concluirá a oração a partir de um lugar significativo no Jardim do Vaticano, do qual serão dadas mais informações.

Ambos os momentos serão acessíveis às pessoas surdas e com dificuldade de audição através da tradução para a língua dos sinais.

Santuários

Confira quais são os trinta Santuários representativos, espalhados pelo mundo, que foram escolhidos para dirigir a oração mariana em um dia do mês:

– Nossa Senhora de Walsingham na Inglaterra;

– Jesus o Salvador e Mãe Maria na Nigéria;

–  Nossa Senhora de Częstochowa na Polônia;

– Basílica da Anunciação em Nazaré;

– Nossa Senhora do Rosário na Coréia do Sul;

– Nossa Senhora Aparecida no Brasil;

– Nossa Senhora da Paz e Boa Viagem nas Filipinas;

– Nossa Senhora de Lujan na Argentina;

– Santa Casa di Loreto na Itália;

– Nossa Senhora de Knock na Irlanda;

– Virgem dos Pobres em Banneux na Bélgica;

– Mary’s Cathedral na Austrália;

– Imaculada Conceição nos Estados Unidos;

– Nossa Senhora de Lourdes na França;

– Meryem Ana na Turquia;

– Nuestra Señora de la Caridad del Cobre em Cuba;

– Nossa Senhora de Nagasaki no Japão;

– Nuestra Señora de Montserrat na Espanha;

– Notre Dame du Cap no Canadá;

– Santuário Nacional Nossa Senhora Ta’ Pinu em Malta;

– Nuestra Señora de Guadalupe no México;

– Mãe de Deus em Zarvantysia na Ucrânia;

– Virgem Negra de Altötting na Alemanha;

– Nossa Senhora do Líbano;

– Nossa Senhora do Santo Rosário de Pompeia na Itália.

A oração em cada um desses Santuários será transmitida pelos canais oficiais da Santa Sé, seguindo o horário de Roma, às 18 horas.

Subsídio

Foi preparado um breve subsídio litúrgico para fornecer algumas indicações úteis para compartilhar este momento com a própria comunidade.

O subsídio em italiano, inglês e espanhol pode ser baixado do site do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (pcpne.va).

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo