Lançamento da Editora Vaticana

Em livro, especialistas definem Papa Francisco como pastor e teólogo

Nesta quarta-feira, 22, será apresentado livro que reúne os discursos de vários especialistas sobre a contribuição do Santo Padre à teologia e à pastoral da Igreja

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco /Foto: Daniel Ibanez – CNA

“Francisco pastor e teólogo”. Este é o título do livro que será apresentado nesta quarta-feira, 22, pela Livraria Editora Vaticana. A obra reúne as contribuições de especialistas de várias áreas ligadas à teologia e à pastoral da Igreja.

Os especialistas participaram em novembro de 2019 da conferência organizada em Barcelona pela Universidade Athenaeum Sant Pacià sobre “Francisco pastor e teólogo”. Na ocasião eles investigaram que teologia e pastoral não prosseguem em linhas paralelas que não se encontram, mas estão em correlação e um dos artífices de seu diálogo é o Papa Francisco com seu magistério. 

A apresentação do livro será na Sala Marconi da Rádio Vaticano – Vatican News, moderada pelo diretor editorial do Dicastério para a Comunicação, Andrea Tornielli, e pode ser seguida em transmissão ao vivo no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=qOd4q3qSPQY).

Livro

Na nota ilustrativa do evento lê-se sobre o livro: “representa uma boa oportunidade para abordar a proposta missionária do Papa Francisco e compreender melhor como o Pontífice é recebido em diferentes continentes e diferentes áreas culturais. No centro destas páginas está a necessidade de dar respostas às perguntas mais urgentes sobre o cristianismo hoje e, sobretudo, fazer de modo definitivo uma boa correlação entre pastoral e a teologia, na convicção de que falar da pastoralidade da teologia, no sentido de uma proposta missionária, precisa de complementaridade entre as duas dimensões”.

A vida e a fé, a reflexão e o discernimento, a pastoral e a teologia, especifica-se ainda, “alcançaram um ponto de convergência estimulante e necessário, que dá força e credibilidade à missão de um povo movido pelo Espírito”.

O livro conta com as contribuições de: Luis F. Ladaria; Matteo Maria Zuppi, Margarita Bofarull i Buñuel, Armand Puig i Tàrrech, Walter Kasper, Joan Planellas i Barnosell, Maurizio Gronchi, Carlos María Galli, Andrea Tornielli, Prem Xalxo, Felix A. Machado, Catherine Cornille, Adolfo González Montes, Carlos Osoro Sierra.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo