AG CNBB

Em coletiva, bispos da CNBB pedem apoio às políticas públicas no país

Os bispos ressaltaram o papel importante das políticas voltadas ao atendimento da população carente

Thiago Coutinho
Da redação

Dom Guilher, Dom João Justino e Dom Leomar durante o terceiro dia de coletiva da 58ª AG CNBB / Foto: Reprodução

Reunidos de modo virtual, chega ao terceiro dia a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB). Dom Guilherme Werlang, presidente do Grupo de Trabalho do Pacto pela Vida e pelo Brasil; Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão para a Cultura e Educação da CNBB; e Dom Leomar Antônio Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre, compuseram a mesa virtual durante esta coletiva.

Pacto pela Vida

Dom Guilherme deu início à coletiva falando da importância do Pacto pela Vida, proposição composta por seis signatários: a CNBB, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns (Comissão Arns), a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Leia mais
.: Todas as matérias da 58ª Assembleia Geral dos bispos do Brasil

“O Pacto foi assinado, em 7 de abril de 2020, no Dia Mundial da Saúde”, lembrou o bispo. “Depois de um ano de um grande balanço que fizemos, é impressionante ver que o Brasil tinha saído do mapa mundial da pobreza, e hoje voltou. Então, o Pacto pela Vida implica tanto na defesa da vida humana, mas especialmente nos projetos de políticas públicas”, reiterou.

Campanha da Fraternidade

Dom João Justino falou a respeito da Campanha da Fraternidade 2022, que terá como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”. De acordo com o religioso, o intento desta vindoura edição será envolver a sociedade como um todo, especialmente a família.

“O objetivo geral da campanha é bem breve: promover um diálogo sobre a realidade educativa no Brasil. Isto corresponde ao momento do escutar, à luz da fé cristã, o discernir. Cada uma das partes do objetivo geral se desdobra nos objetivos específicos”, explicou o bispo.

Dom Leomar acrescentou o impacto que a pandemia trouxe sobre a vida dos alunos brasileiros. “Calcula-se que 20 milhões de brasileiros ficaram sem escola em 2020. Como vamos pensar num mundo melhor numa educação que não considere isto? Outro aspecto é o pensamento do Papa , nas Pedagogias de Francisco: diálogo, encontro, escuta, proximidade, acolhida e encontro”, detalhou o religioso.

Os bispos seguem reunidos em caráter virtual até esta sexta-feira, 16. Por conta da pandemia, a 58ª AG CNBB não será feita de forma presencial, a fim de que as exigências sanitárias de distanciamento social sejam cumpridas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo