8 de março

Em BH, Igreja promove formação on-line sobre a “Fratelli tutti”

Estudo é uma iniciativa da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp) e acontece na próxima segunda-feira, 8

Da redação, com Arquidiocese de BH

Encíclica Fratelli Tutti /Foto: Arquidiocese de BH

Em Belo Horizonte, Igreja promove formação on-line sobre a “Fratelli tutti”. O estudo é uma iniciativa da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp).

A formação sobre a encíclica acontece na próxima segunda-feira, 8, das 19h às 20h. Interessados poderão acompanhar o estudo por meio de transmissão pelo Facebook da Região Piedade.

Leia também
.: Cardeal Orani fala sobre a nova Encíclica social “Fratelli tutti”
.: Cardeal Parolin: ‘Cultura da fraternidade, apelo ao amor’

O Assessor Eclesial para o Setor Social, Político e Ambiental da Rensp, frei Adilson Corrêa, é quem conduzirá as reflexões. Os estudos serão ministrados pelo padre Marcos Albuquerque.

Inscrições

Os organizadores solicitam a todos que desejarem participar do encontro que se inscrevam. O ato facilita o envio, por e-mail, do material formativo.

O que são as cartas encíclicas

As cartas denominadas “encíclicas” têm especial importância no Magistério da Igreja Católica. A “Fratelli tutti” foi a última encíclica divulgada pelo Papa Francisco. A divulgação ocorreu em outubro passado.

Encíclica sobre a fraternidade e a amizade social

A “Fratelli tutti” é considerada uma das mais belas encíclicas. É a terceira de autoria do Papa Francisco, que também escreveu a “Lumen Fidei” (2013) e a “Laudato si” (2015).

A encíclica tem como objetivo promover uma aspiração mundial à fraternidade e à amizade social. No pano de fundo, há a pandemia da Covid-19. Segundo Francisco, a emergência sanitária global mostrou que “ninguém se salva sozinho”.

“Sonhar como uma única humanidade”, na qual somos “todos irmãos” (7-8), é o incentivo do Santo Padre.

Documento sobre a fraternidade humana

Na “Fratelli tutti”, o Pontífice cita um importante escrito que se tornou a marca do pedido do Papa por mais fraternidade. É ele o “Documento sobre a fraternidade humana em prol da paz mundial e da convivência comum”, assinado por Francisco em 4 de fevereiro de 2019 em Abu Dhabi, junto com o Grande Imã de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyib.

Desta pedra miliar do diálogo inter-religioso, o Santo Padre retomou o apelo para que, em nome da fraternidade humana, o diálogo seja adoptado como caminho, a colaboração comum como conduta, e o conhecimento mútuo como método e critério (285).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo