Jubileu de ouro

Em 2022, Pastoral Carcerária celebra 50 anos de existência

Desde o começo do cristianismo, a Igreja costumava visitar os presos e cuidar dos seus membros mais fracos

Da redação, com Vatican News 

Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

A Pastoral Carcerária celebra neste ano de 2022 o seu jubileu de ouro. Desde o começo do cristianismo a Igreja costumava visitar os presos e cuidar dos seus membros mais fracos, atitude que consta entre as obras de misericórdia corporais. 

Nos anos 60, alguns acontecimentos marcaram a caminhada da Igreja na América Latina, entre eles o Pacto das Catacumbas, momento em que os signatários se comprometeram a colocar os pobres no centro de sua ação pastoral. 

As Conferências de Medellín (1968) e Puebla (1979) foram um marco fundamental para a concretização do Concílio Vaticano II e da Exortação Apostólica “Evangelii Nuntiandi”. Neste momento, consagrou-se a centralidade da pessoa na evangelização, na defesa e promoção dos Direitos Humanos e na Opção Preferencial pelos Pobres. 

Em seguida, nasceu a Pastoral Carcerária. A cidade do México, Puebla é conhecida como opção preferencial pelos pobres e nela encontra-se a referência explícita da pastoral carcerária: Se a Igreja está presente na defesa ou promoção da dignidade do homem, fá-lo de acordo com a sua missão, … e declarou que em última instância se identificará com os deserdados – enfermos, presos, famintos, solitários -, … que a sua missão evangelizadora tem como parte indispensável a ação pela justiça e as tarefas de promoção do homem” (Puebla 3.2)

Os primeiros passos

Padre Alfonso Pastore foi o primeiro padre a lutar pela criação da Pastoral Carcerária no Brasil. Seu trabalho foi árduo, até fazer com que a Pastoral fosse reconhecida pela Igreja no Brasil.

Neste tempo surgiu também a primeira Apostila de Formação da Pastoral Carcerária, que foi criada pelo padre Paulo Ruffier. A apostila elaborada no período que realizava as visitas tornou-se referência para todo o país e tendo sido publicada no ano de 1972.

A organização da Pastoral Carcerária como instituição da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),  se deu por etapas, e também por processos de construção diferentes nas Diocese, Prelazias e Regionais da CNBB. 

O primeiro encontro Nacional da Pastoral Carcerária aconteceu nos dias 7 a 9 de agosto de 1973, no Rio de Janeiro. Como resultado deste encontro, o relatório é publicado pela CNBB Documento de Estudos N°4 ano 1974.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo