Levantamento

Em 2020, vinte missionários foram assassinados no mundo

Nos últimos 20 anos, de 2000 a 2020, 535 agentes pastorais foram mortos no mundo, 5 dos quais eram bispos

Da redação, com Fides

Segundo informações recolhidas pela Agência Fides, em 2020 foram mortos 20 missionários no mundo: 8 sacerdotes, 1 religioso, 3 religiosas, 2 seminaristas, 6 leigos.

Este ano, o maior número de missionários mortos voltou a ser registrado na América, onde 5 sacerdotes e 3 leigos foram mortos (8). Em seguida está a África, onde 1 sacerdote, 3 religiosas, 1 seminarista, 2 leigos foram mortos (7). Na Ásia, 1 sacerdote, 1 seminarista e 1 leigo. Na Europa, 1 sacerdote e 1 religioso.

Nos últimos 20 anos, de 2000 a 2020, 535 agentes pastorais foram mortos no mundo, 5 dos quais eram bispos.

O levantamento é feito anualmente, e leva em conta todos os batizados, conscientes de que “em virtude do seu batismo, todos os membros do Povo de Deus se tornaram discípulos missionários. Todos os batizados, seja qual for a sua posição na Igreja ou o seu nível de instrução na a fé, são agentes de evangelização” (EG 120).

Assim, a lista anual da Fides não se dirige apenas aos Missionários ad gentes em sentido estrito, mas procura registrar todos os batizados empenhados na vida da Igreja que morreram de forma violenta, não só “no ódio à fé”.

Muitos agentes pastorais perderam a vida durante tentativas de assaltos e roubos, cometidos ferozmente, em contextos sociais empobrecidos e degradados, onde a violência é a regra de vida, a autoridade do Estado faltou ou foi enfraquecida pela corrupção e compromissos e em total falta de respeito pela vida e por todos os direitos humanos. Nenhum deles realizou feitos ou atos marcantes, mas simplesmente compartilhou o mesmo cotidiano da maioria da população, dando seu testemunho evangélico como sinal de esperança cristã.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo