Ano de São José

Em 1º de maio, bispos das Filipinas consagrarão o país a São José

País vive crise econômica e perda de muitos empregos, consequências da pandemia da Covid-19

Da redação, com Vatican News

Imagem de São José/Foto: Daniel Ibanez – CNA

A Filipinas será consagrada a São José neste sábado, 1º de maio. Na data, a Igreja Católica celebra São José Operário. O ato solene será realizado na Catedral de São Pedro, na cidade de Davao.

O rito será presidido, após a recitação do Terço, pelo arcebispo de Davao e presidente da Conferência Episcopal Filipina (CBCP), Dom Romulo Valles, informa a agência episcopal Cbcpnews.

Apoio dos católicos

A decisão dos bispos de consagrar a nação a São José foi bem recebida pelos católicos filipinos. O momento é marcado pela crise econômica e pela perda de muitos empregos como consequência da pandemia da Covid-19.

Nas Filipinas, as celebrações do Ano Jubilar terminarão em 1º de dezembro com a consagração das famílias ao santo.

Ano de São José

A consagração ocorrerá por ocasião do Ano de São José. Este ano foi convocado pelo Papa Francisco e acontece desde 8 de dezembro de 2020 até 8 de dezembro de 2021.

A celebração anual faz memória dos 150 anos da declaração de São José como Patrono universal da Igreja.

Leia também
.: Paróquia e devotos relatam iniciativas de celebração do Ano de São José
.: Ano de São José: fiéis contam histórias que ajudam a propagar devoção

Transmissão on-line

O secretário geral dos bispos, Dom Bernardo Pantin, convidou todos os católicos filipinos a acompanharem o evento on-line. Ele será transmitido pela página da Arquidiocese de Davao no Facebook.

O ato de consagração acontecerá às 10h locais, pela missa da Festa de São José Operário. A consagração foi traduzida para os seis principais idiomas falados nas Filipinas e está disponível no site dos bispos.

A organização do evento foi confiada pela CBPC à Comissão Episcopal para os Leigos sob a presidência do administrador apostólico de Manila, Dom Broderick Pabillo. O bispo é encarregado neste Ano Jubilar de preparar um programa de atividades para promover a devoção a São José no país do sudeste asiático.

Preparação espiritual

Em vista da consagração, a comissão fez circular nas 86 dioceses filipinas um “itinerário especial de 33 dias de preparação espiritual”. Ele começou em 30 de março último.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo