Decisão

Eleita a presidência do novo regional da CNBB, o Leste 3

Regional Leste 3 é composto pela arquidiocese de Vitória e as dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus

Da redação, com CNBB

Membros do Regional Leste 3 da CNBB /Foto: CNBB

O regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem uma nova presidência. Os nomes foram escolhidos por meio de uma eleição do Conselho Episcopal Regional (Conser). A reunião foi realizada no dia 25 de maio. A nova presidência ficará vigente durante  o triênio (2021-2023). O encontro ocorreu no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Vitória (ES).

A presidência do regional Leste 3 ficou assim constituída:

  • Presidente: Dom Dario Campos, arcebispo de Vitória (ES);
    – Vice-presidente: Dom Paulo Bosi Dal’Bó, bispo de São Mateus (ES);
    – Secretário: Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo de Cachoeiro de Itapemirim (ES);
    – Secretário Executivo: Padre Roberto Marcelino de Oliveira.

Palavras do presidente e d0 vice-presidente

Eleita e empossada, a nova presidência exercerá seu trabalho por um período de três anos, ou seja, de 25 de maio de 2021 a 24 de junho de 2023.

O presidente do regional Leste 3, Dom Dario Campos, afirmou que “o sentimento é de serviço e disposição junto com os irmãos das demais Dioceses”. Já o vice-presidente, Dom Paulo Bosi Dal’Bó, salientou que é chegada a hora “do novo jeito de ser Igreja e do novo jeito de ser regional”.

“Uma grande oportunidade para que se dê maior visibilidade à beleza e à riqueza que temos na Igreja capixaba”, comentou o vice-presidente do Leste # da CNBB.

Regimento interno

Durante o encontro, os bispos e coordenadores de pastoral também concluíram a leitura e aprovação do regimento interno. Também foi votada a previsão mensal de despesas. Os bispos definiram a data da próxima reunião e outros assuntos importantes para que o processo de estruturação aconteça de forma organizada.

O próximo passo da equipe será o de organizar as Comissões Episcopais de Pastoral que devem ser formadas por padres, leigos, diáconos, religiosos e religiosas.

O regional

A criação do regional Leste 3, composto pela arquidiocese de Vitória e as dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus, foi ratificada durante a 58ª Assembleia Geral da CNBB, em abril deste ano.

Leia mais
.: Todas as matérias da 58ª Assembleia Geral dos bispos do Brasil

A proposta para criação do regional Leste 3 teve início em 2019. Ela foi pauta da reunião do Conselho Pastoral do regional Leste 2 e submetida e aprovada pelo Conselho Permanente da CNBB em 2020.

A criação do regional Leste 3 tem por objetivos a colegialidade da ação comum, o estudo e aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; favorecer a construção de uma pastoral orgânica, a partir das características das Comunidades Eclesiais de Base, com os organismos de comunhão, marca evangelizadora da Igreja capixaba; coordenar as atividades em sintonia com a CNBB e a Santa Sé; e animar a dimensão social da evangelização a partir da realidade capixaba.

No projeto de criação, os bispos afirmam que estão conscientes de que o regional Leste 3 será o menor da CNBB. Eles reafirmam a certeza de que a Igreja no Estado do Espírito Santo tem um modo peculiar, por isso sentiram a necessidade de tratar as questões regionais que impactam diretamente a ação evangelizadora nesse território.

Entre as oportunidades e forças vislumbradas com a criação do novo regional, o projeto aponta ainda o favorecimento para a criação de novas dioceses, a otimização das formações com o encurtamento de distâncias, melhor organização entre as coordenações de pastorais e movimento, a redução de custos etc.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo