Coletiva no Vaticano

"Economia de Francisco" será on-line de 19 a 21 de novembro

Evento internacional tomou forma com o convite do Papa Francisco a uma economia mais justa, fraterna, inclusiva e sustentável

Da Redação, com Vatican News

Coletiva de imprensa nesta manhã sobre o evento Economia de Francisco / Foto: Roberto Pacilio

Uma coletiva na Sala de Imprensa da Santa Sé nesta terça-feira, 27, apresentou o “Economia de Francisco”, evento internacional que tem como protagonistas jovens economistas e empresários de todo o mundo. Marcado inicialmente para março de 2020, foi adiado em virtude da pandemia e será realizado de forma on-line de 19 a 21 de novembro no portal francescoeconomy.org. Para o final dos três dias, confirmada a participação “virtual” do Papa Francisco.

Participaram da coletiva o diretor da Sala de Imprensa do Sacro Convento de Assis e responsável pela estrutura de informação, padre Enzo Fortunato, e demais organizadores do evento: prof. Luigino Bruni, irmã Alessandra Smerilli, a advogada Francesca Di Maolo e Dra. Florencia Locascio.

A iniciativa ganhou corpo a partir do convite do Santo Padre, em 11 de maio de 2019, dirigido a economistas, estudantes, empresários e empresários com menos de 35 anos. A proposta do Santo Padre é iniciar, com jovens e um grupo de especialistas qualificados, um processo de mudança global para que a economia de hoje e de amanhã seja mais justa, fraterna inclusiva e sustentável, sem deixar ninguém para trás.

Leia também
.: Por uma nova economia: reflexões do Papa em homilias sobre o tema

Como será o evento

A organização do evento permitirá que todos os jovens inscritos (2000 de 120 países) participem do encontro nas mesmas condições, de compartilhar suas experiências, trabalhos, propostas e as reflexões amadurecidas nos últimos meses.

O programa do evento digital será inovador, participativo e global. Assis sediará a “direção” do evento e as transmissões ao vivo de locais históricos franciscanos: Basílica de São Francisco de Assis, Igreja de São Damião, Santuário de Rivotorto, Basílica de Santa Clara, Santuário da Despojamento, Palazzo Monte Frumentario.
Espaço para conferências com jovens economistas e empresários em diálogo com personalidades de renome internacional para discutir os temas, propostas e perspectivas da Economia de Francesco. Haverá também momentos de meditação e reflexão.

As 12 aldeias temáticas, transformadas em sessões de trabalho on-line que os jovens realizaram nos últimos meses são: trabalho e cuidado; gestão e dom; finanças e humanidade; agricultura e justiça; energia e pobreza; lucro e vocação; policies for happiness; CO2 da desigualdade; negócios e paz; Economia é mulher; empresas em transição; vida e estilos de vida.

Palestrantes de renome

Estão previstas conferências com palestrantes de renome internacional, incluindo o prêmio Nobel Muhammad Yunus, além de economistas e especialistas como Kate Raworth, Jeffrey Sachs, Vandana Shiva, Stefano Zamagni, Mauro Magatti, Juan Camilo Cardenas, Jennifer Nedelsky, Sr. Cécile Renouard, assim como numerosos empresários com experiência e competências consolidadas.
Todos os palestrantes estarão disponíveis para ouvir os jovens também em entrevistas pessoais, bem como em sessões interativas de grupos limitados de participantes.

Para a mídia que deseja fazer entrevistas e participar do evento, será necessário enviar uma solicitação para accrediti@sanfrancesco.org

A organização está confiada a uma Comissão Organizadora composta por: Diocese de Assis, Instituto Seráfico, Município de Assis, Economia de Comunhão, e com o apoio, em nome da Santa Sé, do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, que patrocina a iniciativa e as Famílias franciscanas.
A seguir, um resumo da exposição dos participantes da coletiva de hoje:

Padre Enzo Fortunato, responsável pela comunicação do evento

A pandemia está expondo o sistema econômico atual: escolher o lockdown e salvar vidas ou continuar como antes, colocando em risco a vida das pessoas? O que é certo, é que estamos perante um sistema chamado a regenerar-se por aquele caminho que São Francisco com os seus filhos e o Papa indicaram à sociedade de ontem e de hoje. Somos chamados a repensar as perspectivas com que sonhamos. Não podemos esquecer os escritos de São Francisco: “E eu trabalhei com as minhas mãos e quero trabalhar … quero que todos trabalhem” é a expressão que sintetiza simbolicamente o momento histórico que estamos vivendo. Com a alegria no coração da histórica assinatura do último dia 3 de outubro, a bússola para o nosso caminho e o olhar do Papa que nomeou o nosso cardeal Custódio ao serviço da Igreja e da humanidade, prossegue o caminho para uma sociedade fraterna.

Luigino Bruni, responsável científico pela “Economia de Francisco”

A economia de Francisco se tornou o mais amplo movimento de jovens economistas e empreendedores do mundo. É também a construção de um capital espiritual global de que a economia tanto precisa. A publicação da Encíclica Fratelli tutti ofereceu-nos novas percepções que não podemos ignorar no trabalho do evento. A ideia central na Encíclica de que o irmão é o próximo é também o coração da vida de São Francisco de Assis. A primeira palavra desta Encíclica sobre a fraternidade o Papa a escreveu com a escolha do seu nome: Francisco. Há uma continuidade entre o evento desejado pelo Santo Padre que em maio de 2019 escreveu a jovens economistas e empresários de todo o mundo convocando-os a Assis, lugar simbólico e coração do movimento, e a Encíclica sobre a fraternidade. Uma continuidade que nos estimula a continuar no caminho que empreendemos.

Irmã Alessandra Smerilli, do Comitê Científico da “Economia de Francisco”

Um tema transversal a tantas aldeias é o da revalorização do cuidado dentro da sociedade e da economia, como chave para moldar o futuro, juntamente com a necessidade de um olhar mais feminino e de uma maior participação das mulheres por uma economia e finanças mais inclusivas. Os jovens como convidados estão se tornando protagonistas, demonstrando um sentido de responsabilidade, ideias inovadoras, capacidade de diálogo que se estende pelos 5 continentes: são um ‘presente’ (e não apenas um futuro) que deve ser ouvido. Graças ao Papa Francisco tiveram e estão tendo espaços de escuta, graças a São Francisco eles encontram inspiração para mudar a economia atual e dar alma à economia do futuro.

Stefania Proietti, prefeita de Assis

A Economia de Francesco é um evento, ainda que na modalidade digital, de grande importância para traçar a nova economia e, portanto, o futuro do nosso planeta, o destino da humanidade. O Pacto será assinado – ainda que digitalmente – em Assis, que com Laudato Si e Fratelli tutti coloca as pessoas e a criação no centro de todos os nossos esforços, e isso para nós é motivo de orgulho e também de responsabilidade.

Francesca di Maolo, do Comitê Organizador da “Economia de Francisco”

Temos tantas expectativas em relação a esses jovens que, mesmo não podendo estar fisicamente em nossa cidade, estão trabalhando há meses para mudar o rumo da economia. Quem, senão os jovens, ainda podem sonhar em como deve ser o nosso amanhã? Um futuro sem guerras, sem abandono, em que possa crescer uma economia que saiba acolher e defender a vida, que esteja ao serviço do homem, inclusiva e que cuide da criação. Muitos estão esperando por este evento.

Florencia Locascio, da equipe da “Economia de Francisco”

A participação on-line, com suas limitações, abriu grandes oportunidades para nós: graças aos webinars há cada vez mais protagonistas de todo o mundo. No dia 20 de novembro, será realizada uma maratona streaming onde, nos diferentes fusos horários, cada país terá um espaço para mostrar vídeos, atividades ou dados de pesquisa relativos a um tema que seja particularmente relevante para o seu território específico, naturalmente ligado aos temas que temos trabalhado nos últimos meses.

Próximo encontro em 2021

O próximo encontro de “Economia de Francisco” será presencial, realizado sempre na cidade de São Francisco e está previsto para o outono de 2021, quando as condições de saúde permitirem a participação de todos.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo