Semana de Mobilização

É Tempo de Cuidar: ação intensificará arrecadação de alimentos no país

De 8 a 12 de junho, semana de mobilização da ação solidária terá diversas atividades para arrecadar alimentos

Da Redação, com CNBB

cartaz de divulgação da ação é tempo de cuidar

Divulgação – CNBB

A Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar” prepara uma mobilização para intensificar a arrecadação de alimentos em todo o país. De 8 a 12 de junho, haverá uma série de ações, como “drive thrus” em diversos pontos do Brasil.

A abertura da mobilização será no dia 8 de junho, com Missa na Casa Bom Samaritano em Brasília (DF), presidida pelo secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado. À noite, estão previstas lives nas redes sociais das entidades parceiras.

O dia 12 de junho será um dia especial de doações em todo o país. Às 6h45, haverá uma Missa no Santuário Bom Jesus da Lapa, presidida por Dom João Santos Cardoso. Nesse dia, haverá ações locais de arrecadação em drive thrus organizado por comunidades e paróquias católicas.

Sobre a ação “É Tempo de Cuidar”

A ação é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Cáritas Brasileira. Fortalecem o projeto a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o Movimento de Educação de Base (MEB) e a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC).

Leia também
.: “É Tempo de Cuidar” é maior ação solidária recente da Igreja no Brasil
.: Resultados da ação “É Tempo de Cuidar” demonstram força solidária

O foco de ação da segunda fase da Ação Solidária Emergencial é a arrecadação de alimentos. Quem informa é o bispo de Roraima (RR) e segundo-vice presidente da CNBB, Dom Mário Antônio da Silva. E isso tendo em vista o agravamento da situação de insegurança alimentar e desemprego provocados pela pandemia.

Dom Mário também é presidente da Cáritas. Em reunião do Conselho Pastoral Episcopal da CNBB na última quarta-feira, 26, ele destacou a importância da ação como uma manifestação de sinais de esperança, fé e solidariedade diante das mortes pela covid-19.

O secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, salienta que esta Ação Solidária ajuda a organizar, na Igreja no Brasil, o serviço da caridade. “Trata-se de uma de uma ação que estamos intensificando agora por conta da pandemia, mas precisa ser permanente para trabalhar esta dimensão da vida dos cristãos e católicos: a doação e a caridade”, disse.

Como registrar as ações

A Ação Emergencial Solidária É Tempo de Cuidar lançou, no dia 20 de maio, um vídeo que explica o passo a passo do cadastro de atividades na plataforma de registro da campanha. A organização pede que todas as ações realizadas por dioceses, pastorais, organismos e congregações sejam registradas na plataforma criada para sistematizar os dados. O registro ajudará ajudar a tornar nítido o impacto e a abrangência dessa que tem sido considerada a maior ação solidária na história recente da Igreja Católica no Brasil.

A Cáritas Brasileira coordena a sistematização dos dados. A segunda fase da campanha começou no dia 11 de abril. Segundo a organização, desde então a Ação já arrecadou 1 tonelada e meia de itens alimentícios e R$ 140.000,00. Também arrecadou 252 mil alimentos para consumo (marmitas) e 117 mil kits de higiene pessoal. Além disso, 115 mil equipamentos de proteção individual e 53 mil unidades de roupas e calçados. A atualização dos números pode ser acompanhada na Plataforma de registro das ações. Acesse aqui.

Saiba como registrar a ação na sua cidade através do vídeo:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo