Universidade

Doutorado honoris causa ao Patriarca Bartolomeu I

Abertura do ano acadêmico da Pontifícia Universidade Antonianum, no próximo dia 21, será marcada pela entrega do título ao Patriarca Ecumênico

Vatican News

O Patriarca Bartolomeu I e o Papa Francisco / Foto: Gregorio Borgiai/Pool via REUTERS

Será dado um reconhecimento por parte da Pontifícia Universidade Antonianum ao líder da Igreja Ortodoxa que sempre demonstrou uma profunda comunhão com o Papa. O evento, que será na manhã de 21 de outubro, terá como protagonista o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I, a quem a Universidade Antonianum concederá o doutorado honoris causa em filosofia.

A cerimônia coincide com o início do ano acadêmico da Universidade franciscana, que terá a presença do Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, para a Laudatio, precedida das intervenções das autoridades acadêmicas, a começar pelo Reitor, Fr. Agustín Hernández Vidales. O doutorado ao Patriarca Bartolomeu será entregue pelo Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores e Grão Chanceler do dell’Antonianum, Fr. Michael Anthony Perry.

A Pontifícia Universidade destaca o sólido vínculo ecumênico entre Francisco e Bartolomeu I, que é mencionado na encíclica Laudato si por causa da comum preocupação com a proteção da Criação, que também interessa de modo central o Magistério do Papa.

Também é recordado que os “representantes dos dois pulmões da tradição cristã” muitas vezes se referem um ao outro como “irmão”. Entre os muitos momentos compartilhados, o Antonianum cita o apelo à reconciliação eclesial, assinado por ocasião da viagem do Papa à Terra Santa, e a carta de convocação do Dia Mundial da Criação, em 2015.

Francisco disse ter estabelecido “precisamente por sugestão do Metropolita de Pérgamo, Ioannis Zizioulas, deixando intuir – conclui a nota – a identidade do verdadeiro inspirador da iniciativa, ou seja, o Patriarca Ecumênico Bartolomeu”.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo