NOVO BISPO

Dom Paulo Cezar toma posse como novo arcebispo de Brasília

Natural de Valença, RJ, Dom Paulo foi acolhido numa Missa celebrada neste sábado, 12, que, devido à pandemia, teve seu público reduzido

Liana Nunes
Correspondente de Brasília

Dom Paulo Cezar, o novo arcebispo de Brasília / Foto: Ed Alves

A Arquidiocese de Brasília está em festa pela acolhida do novo arcebispo Dom Paulo Cezar. A missa de posse foi realizada na manhã deste sábado, 12, na Catedral Nossa Senhora Aparecida. Em virtude da pandemia, a celebração eucarística contou com um público restrito.

A saudação inicial foi feita por Dom José Aparecido, eleito administrador diocesano de Brasília até a chegada do novo arcebispo. “Durante esse período nós rezamos para que Deus nos mandasse em um tempo breve um novo pastor e Deus ouviu as nossas preces. Depois de seis meses estamos hoje, com muita alegria, acolhendo Dom Paulo Cezar”, afirma Dom Aparecido.

A escolha da data de posse traz um significado especial diante da devoção que Dom Paulo Cezar tem a Nossa Senhora. “O dia de Nossa Senhora de Guadalupe vem reforçar em mim o desejo de guiar essa Arquidiocese diante do olhar de Maria. Quero seguir e transmitir o seu exemplo a todos que fazem parte dessa igreja particular”, reforçou Dom Paulo durante a homilia.

Dom Paulo Cezar é natural de Valença, no Rio de Janeiro, e tem como lema episcopal Tudo suporto pelos eleitos (2 Tm 2,10). “Ele tem o dom do diálogo, busca sempre a sabedoria divina e tem um olhar especial para a juventude. Teve uma participação muito importante frente à Jornada Mundial da Juventude, em 2013, e sou grato por essa sua generosidade. Alegro-me com essa missão que assume a partir de hoje”, expressa o Cardeal Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.

Ao final da celebração, algumas homenagens foram prestadas ao novo arcebispo. A missa de acolhida de Dom Paulo Cezar está marcada para o dia 13 de dezembro, às 10h, no Santuário Menino Jesus, em Brazlândia, no Distrito Federal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo