Após nomeação

Dom Luiz Fernando toma posse em Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Nomeação do bispo para a diocese ocorreu em 11 de fevereiro de 2021 

Da redação

Dom Luiz Fernando após cerimônia de posse neste sábado, 20 /Foto: André Faquetti – Diocese de Cachoeiro do Itapemirim (ES)

Dom Luiz Fernando Lisboa tomou posse neste sábado, 20, como bispo da Diocese de Cachoeiro do Itapemirim (ES). A cerimônia aconteceu na Catedral de São Pedro. Nomeação do Papa ocorreu em 11 de fevereiro de 2021.

Devido a pandemia da Covid-19 a presença na Catedral foi restrita. A posse canônica aconteceu apenas com presença dos membros do clero e da equipes necessárias para a realização da cerimônia.

A posse foi transmitida simultaneamente pela página do Facebook e pelo canal no Youtube da Diocese. Também foi possível ouvi-la através das ondas da Rádio Diocesana FM 95,7. No site da diocese consta a cerimônia completa.

Missão na África

No início do ano de 2001, Dom Luiz Fernando foi como missionário Ad Gentes para a diocese de Pemba, Moçambique. O presbítero trabalhou por oito anos no local.

Retornou ao Brasil e trabalhou por quatro anos como pároco na paróquia Santa Teresinha de Lisieux, em Colombo, na arquidiocese de Curitiba (PR).

Em 12 de junho de 2013, o Papa Francisco o nomeou como bispo de Pemba. Sua posse se deu dois meses depois, em 14 de setembro, com celebração na Universidade Católica de Pemba.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Conferência Episcopal de Moçambique, de arcebispos, bispos, padres e leigos da região e do Brasil. Na Conferência Episcopal de Moçambique, exerceu o serviço de secretário-geral e coordenador do Departamento Social.

Sobre Dom Luiz Fernando

Dom Luiz Fernando Lisboa nasceu em Marques de Valença (RJ) no dia 23 de dezembro. Ingressou no seminário aos 19 anos, em agosto de 1975.

Cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba (UCP naquela época). Estudou Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP). Foi ordenado sacerdote em 10 de dezembro de 1983.

Possui duas especializações (Liturgia e Missiologia) na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (atual PUC SP). Também tem mestrado em Teologia Pastoral pela PUC Curitiba, onde também foi um dos coordenadores do Curso de especialização em Missiologia.

Exerceu várias tarefas na congregação dos Passionistas e nas dioceses por onde passou. Também foi diretor do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Osasco, membro do Conselho de Direitos Humanos de SP e assessor no Curso de Teologia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo