Semana da Vocação Laical

Dom Ionilton aos leigos e leigas: "contamos muito com sua presença e atuação"

Bispo divulgou uma mensagem por ocasião da Semana da Vocação Laical

Da redação, com CNBB

Foto: Bruno Marques – Canção Nova

O bispo da prelazia de Itacoatiara e referencial do laicato no regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, enviou uma mensagem aos leigos e leigas. A iniciativa foi motivada pelo quarto domingo do mês de agosto, inicio da Semana da Vocação Laical.

A mensagem se centrou no Documento de Aparecida e a exortação Querida Amazônia. O bispo colocou alguns elementos importantes na vida do laicato. Citando o número 209 do Documento de Aparecida, disse que “os fiéis leigos são ‘os cristãos que estão incorporados a Cristo pelo batismo, que formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta e rei’”.

Leia mais
.: Mês Vocacional é oportunidade de experiência de encontro com Jesus

Para complementar, Dom Ionilton citou o número 210: “sua missão própria e específica se realiza no mundo, de tal modo que, com seu testemunho e sua atividade, contribuam para a transformação das realidades e para a criação de estruturas justas segundo os critérios do Evangelho”.

Seguindo o número 211 de Aparecida, o prelado lembrou que “os leigos também são chamados a participar na ação pastoral da Igreja, primeiro com o testemunho de vida e, em segundo lugar, com ações no campo da evangelização”.

Finalmente, Dom Ionilton lembrou que a V Conferencia Geral do Episcopado Latinoamericano diz no número 212 do seu documento conclusivo que “para cumprir sua missão com responsabilidade pessoal, os leigos necessitam de sólida formação doutrinal, pastoral, espiritual e adequado acompanhamento para darem testemunho de Cristo e dos valores do Reino no âmbito da vida social, econômica, política e cultural”.

Papel do laicato na “Querida Amazônia”

O papel do laicato também é destacado na Querida Amazônia. Na Exortação Pós Sinodal do Sínodo para a Amazônia, no número 94, “o Papa Francisco fala da presença estável de responsáveis leigos, maduros e dotados de autoridade, e depois diz que é necessário se permitir o desenvolvimento de uma cultura eclesial própria, marcadamente laical e de um incisivo protagonismo dos leigos”, segundo o bispo da Prelazia de Itacoatiara.

O bispo referencial do laicato no regional Norte 1 da CNBB encerrou sua mensagem parabenizando as leigas e leigos. “Contamos muito com sua presença e atuação”, e junto a isso “agradecemos muito a Deus sua vida, sua vocação e sua missão, especialmente aqui no nosso regional”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo