Participação dos fiéis

Diocese de Lorena abre formulário de escuta para Assembleia Eclesial

Formulário possibilita que a realidade da diocese seja conhecida e suas dificuldade sejam enfrentadas

Da redação

Formulário pode ser respondido até o dia 30 de agosto/ Foto: Julia Beck – Canção Nova

A Diocese de Lorena abriu, na noite desta quarta-feira, 21, um formulário para a fase de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. 

Neste período que antecede o evento, a Igreja na América Latina e Caribe deseja “escutar” o povo de Deus.

Esta fase foi organizada pelo Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) e será concluída no dia 30 de agosto. A Assembleia acontece de 21 a 28 de novembro.

Leia também
.: Igreja latino-americana segue itinerário espiritual para Assembleia Eclesial

No formulário, consta que o Papa Francisco além de convocar esta assembleia, convida todo clero, religiosos e religiosas, leigos e leigas a participar dela.

“Como discípulos missionários de uma Igreja em saída, devemos aceitar esse convite do Santo Padre. Vamos começar a contribuir com essa Assembleia respondendo ao questionário, (…) a fim de que a nossa realidade seja conhecida e os seus problemas e desafios sejam enfrentados”, lê-se na introdução do questionário.

Para participar, acesse aqui o formulário. Os questionamentos estão divididos nos seguintes temas: Igreja, direitos humanos e bem comum; Igreja e participação; Igreja, cultura e religiões; e Igreja e futuro.

Formação Diocesana

Também nesta quarta-feira, 21, a Diocese de Lorena realizou uma formação virtual de preparação para a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe.

O coordenador diocesano de Pastoral, Padre Anderson Luiz Sousa, explicou que o objetivo da live foi de explicar para os membros da diocese o que é a assembleia e como eles podem participar.

Sobre a Assembleia

A Assembleia Eclesial foi apresentada no dia 24 de janeiro, na Basílica de Guadalupe, na Cidade do México. Na data, foi celebrado o Domingo da Palavra e o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

“Somos todos discípulos missionários em saída”, é o lema da assembleia que estará em comunhão com o Papa Francisco. O objetivo é discernir os novos caminhos que a Igreja na América Latina e no Caribe deve percorrer para responder aos desafios pastorais atuais. 

No dia 25 de janeiro, um dia após a apresentação da Assembleia, o Pontífice divulgou uma mensagem a Dom Miguel Cabrejos Vidarte, arcebispo de Trujillo e presidente do Celam.

Em um vídeo, o Santo Padre afirmou que este é um tempo que abre novos horizontes de esperança. O Papa destacou critérios para acompanhá-los neste tempo.

“Que esta Assembleia não seja uma elite separada do santo povo fiel de Deus. (…) Não se esqueçam, somos todos parte do povo de Deus, somos todos parte dele. O povo de Deus que é infalível “in credendo”, como nos diz o Concílio, é o que nos dá a pertença”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo