Surpresa

Criança brasileira envia cartas ao Papa e é respondida

“Eu já canto no coral das crianças. Eu sou amiga de muitos padres e vou à missa todo domingo”, escreveu a pequena Ayana Maria para o Papa Francisco

Julia Beck,
Da redação, com colaboração de Elaine Santos

Trecho da carta de Ayana para o Papa/ Foto: Arquivo Pessoal

A pequena Ayana Maria Silveira, de seis anos, enviou duas cartas ao Papa Francisco e obteve respostas. Natural de Itabira (MG), Ayana escreveu ao Pontífice uma primeira carta contanto que completará seis anos no dia 27 de setembro, que gosta muito de Jesus e ama ler. “Eu já canto no coral das crianças. Eu sou amiga de muitos padres e vou à missa todo domingo”, contou a menina para o Papa. Além do retorno da carta enviada, Ayana recebeu do Papa o primeiro presente, um terço.

Na segunda correspondência, escrita em dezembro do ano passado, a menina desejou felicitações ao Papa, por conta de seu aniversário de vida e sacerdócio – respectivamente celebrados no dia 17 e 20 de dezembro – e um Feliz Natal. Em abril deste ano, veio uma nova carta com a resposta do Santo Padre, junto com a foto de um presépio.

Leia mais
.: Papa em livro dedicado às crianças: façam do mundo um lugar melhor
.: As crianças nunca são um erro, diz Papa na catequese
.: Papa às crianças: como Jesus, construir pontes entre os homens

A mãe de Ayana, Luciana da Silveira Silva, que é sócia da Comunidade Canção Nova e evangelizadora Porta a Porta, revela que a filha também é sócia da obra e que teve a ideia de enviar uma carta ao Papa depois de assistir à transmissão da reflexão e oração do Angelus do Pontífice. A segunda carta, de acordo com Luciana, surgiu após a leitura de uma das revistas para crianças que a Canção Nova envia aos sócios mirins. “A revista Canção Nova Kids é uma bênção para catequizar. A Ayana é uma criança muito inteligente, que gosta muito de ler”, conta Luciana.

Desenho de Ayana para o Papa Francisco /Foto: Arquivo Pessoal

Sobre as cartas, Luciana diz que a filha decidiu contar ao Santo Padre tudo que gosta de fazer e seu amor por Jesus. “Ela contou detalhes de sua vida para o Papa”. Com a pandemia, Luciana achava que a última carta não teria resposta, mas se surpreendeu ao receber o retorno no dia 29 de abril. “Foi um momento de muita alegria e até de esperança neste momento em que o mundo inteiro está tenso com esta pandemia”.

“Fiquei muito feliz, gostei muito da resposta do Papa”, contou Ayana. A menina revelou que seu sonho sempre foi ir a Roma e que também achou que não seria respondida pelo Pontífice após enviar sua segunda carta. “Eu gosto do Papa, porque quando ele passa com seu carro, muitas mães e pais estendem seus bebês e ele os abraça, estende a mão, os beija, por isso que eu gosto do Papa”.

Leia também
.: Papa: crianças que nascem em meio à pandemia são sinais de esperança
.: Papa: brincar com crianças é uma coisa grandiosa

Ayana quer conhecer o Santo Padre pessoalmente. “Quando eu o vir, vou dizer: ‘Oi Papa, eu que mando as cartinhas para você’. Eu ia falar que sempre quis conhecê-lo e pediria a ele que rezasse por todos nós da humanidade. Isso é muito importante, já que a oração é a nossa comunicação com Deus”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo