Estudos científicos

Conferência internacional estuda história dos primeiros séculos da Igreja

Evento promovido pelo Pontifício Comitê para as Ciências Históricas atende ao pedido do Papa Francisco de promover colaboração no campo científico nessa área

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

coletiva sobre a conferência internacional sobre estudos da história dos primeiros séculos da igreja

Coletiva de apresentação da conferência que será realizada de 27 a 29 de outubro / Foto: Reprodução Vatican News

A Santa Sé apresentou nesta terça-feira, 26, a conferência internacional de estudos “Investigação sobre a história dos primeiros séculos da Igreja”. O evento, organizado pelo Pontifício Comitê para as Ciências Históricas em colaboração com a Universidade Católica de Lyon, começa nesta quarta-feira, 27, e vai até 29 de outubro.

A conferência estava programada para acontecer há exatamente um ano, mas precisou ser adiada em virtude da pandemia. “O nosso encontro é e quer ser um ‘inquérito’, ou seja, uma investigação sobre os primeiros séculos de história da Igreja, com o escopo de determinar quais elementos podem ser considerados certos ou prováveis ou superados por novos conhecimentos adquiridos”. Quem explicou foi o presidente do Pontifício Comitê, padre Bernard Ardura, que participou da coletiva realizada hoje.

Os estudos sobre a história da Igreja

Por estatuto, o Pontifício Comitê para as Ciências Históricas é encarregado de promover o estudo sobre a história da Igreja. Nos últimos anos, segundo padre Bernard, o Papa Francisco tem insistido na necessidade do Comitê promover uma colaboração no campo científico. Trata-se de envolver não só instituições acadêmicas católicas, mas demais historiadores e especialistas, prontos a “trabalhar juntos na busca da verdade”.

Leia também
.: Museu de Arte Sacra em Sergipe conta a história da Igreja Católica

Padre Bernard explicou que a busca incessante da verdade e o desejo de fazer um balanço dos conhecimentos adquiridos até agora foram elementos decisivos na inspiração desta conferência.

“Ao conceber e organizar a programação do evento, quisemos responder ao convite do Santo Padre, Papa Francisco, de trabalhar com estudiosos de todos os ambientes científicos, das mais variadas sensibilidades culturais e das mais diversas abordagens historiográficas”, pontuou.

O sacerdote destacou, por fim, que o evento não tem pretensão alguma de chegar a resultados definitivos. Isso considerando que se trata de um tema tão amplo e na presença de inovações incessantes, frutos de pesquisas incansáveis nos diversos campos das ciências vinculadas à história.

“Atendendo ao pedido do Santo Padre, o Pontifício Comitê para as Ciências Históricas oferece, assim, aos estudiosos, que aderiram ao nosso convite, a oportunidade de compartilhar suas pesquisas”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo