dor profunda

Conferência Episcopal condena descriminalização do aborto na Colômbia

Bispos colombianos se manifestaram após Corte Constitucional do país descriminalizar o aborto até 24 semanas de gestação

Da Redação, com Vatican News

Foto: Jill Sauve via Unsplash

Após Corte Constitucional da Colômbia descriminalizar o aborto até 24 semanas de gestação, a Conferência Episcopal Colombiana se manifestou sobre a decisão. Os bispos expressaram “perplexidade e dor profunda” diante do fato. 

Leia também
.: Papa Francisco: o aborto nunca é a resposta ideal para as famílias

Os prelados afirmaram que negar o direito à vida não pode ser uma maneira de lidar com as formas de exclusão, abandono ou privação econômica. Eles destacaram ainda que o melhor caminho é criar um sistema jurídico de defesa e proteção.

“Não se pode ocultar ou minimizar o fato de que cada gravidez implica na existência de outro ser humano”, sublinhou o CEC.

Leia mais
.: Papa: “Aborto não resolve nada. Mata a criança e destrói a mulher”

Criatividade para a vida

O episcopado insiste que o problema do aborto “exige a solidariedade de toda a sociedade”. Os bispos pedem que todos recorram a esta solidariedade criativa em favor da vida.

É dever constitucional “agir de acordo com o princípio da solidariedade social, respondendo com ações humanitárias”, frisaram. “Onde o mal parece ser a única opção, queremos ser os primeiros a ajudar a encontrar uma melhor opção quando o aborto parecer ser a solução”, reiteram os prelados.

Leia também
.: Papa em defesa da vida: “Onde há vida, há esperança!”

A declaração do CEC foi precedida por uma declaração feita por monsenhor Luiz José Rueda, arcebispo de Bogotá e presidente do episcopado. O texto foi divulgado na tarde desta segunda-feira, 21.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo