Reuniões

Comissão Missionária da CNBB fortalece articulação com os Comires

Por meio de reuniões, membros da comissão da CNBB e coordenadores dos Conselhos Missionários desejam ampliar o conhecimento mútuo e a troca de experiências 

CNBB

/ Foto: CNBB

A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vem desenvolvendo um processo de reuniões junto aos coordenadores dos Conselhos Missionários dos 18 regionais da entidade nos meses de junho e julho. Segundo o padre Daniel Rochetti, assessor da comissão, foram realizadas três reuniões nos meses de junho e julho, por meio de plataformas virtuais.

O objetivo é ampliar o conhecimento mútuo e a troca de experiências entre o grupo e a Comissão da CNBB. Estava prevista uma assembleia em março, adiada em função das observações das autoridades sanitárias em decorrência do avanço do novo coronavírus. “As duas primeiras reuniões foram de uma riqueza de partilha, de conhecimento mútuo e troca de experiências”, disse o assessor da Comissão.

Agora, no início de julho, segundo o assessor da Comissão, aconteceu outra reunião, na qual encaminharam questões de planejamento. Um dos pontos trabalhados foi o Programa Missionário Nacional lançado em 2019. A Comissão para a Ação Missionária da CNBB incentivou a realização de encontros regionais e com os conselhos diocesanos usando as plataformas virtuais. Na reunião, o grupo pensou também como a formação pode se dar por meio das redes sociais.

Nesse contexto da pandemia, o grupo também refletiu sobre a situação dos projetos de Missão Ad Gentes, mantidos pelo regionais Sul 1, Sul 2, Sul 3 e Sul 4 da CNBB. “A gente tem acompanhado os projetos dos regionais. Uma coisa também que gostaríamos de ressaltar é que estamos preocupados e unidos aos missionários brasileiros que estão na Guiné-Bissau e em Moçambique, na África. Os missionários estão enfrentando dificuldades financeiras, econômicas e de sustabilidade. Compartilhamos estas dificuldades afim de que, além das orações, a gente se mobilize também para apoiar e sustentar o trabalho missionário”, disse.

O grupo ainda definiu os grupos de trabalho, especialmente o grupo que ficará responsável pela produção de material para os Conselhos Missionários e o Grupo de Trabalho que vai pensar a sustentabilidade da missão.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo