Abertura

Começa o "Economia de Francisco" com transmissão direto de Assis

Programação desta quinta-feira, 19, pode ser acompanhada pelo canal do Youtube “The Economy of Francesco”

Da redação

Programação pode ser acompanhada pelo youtube/ Foto: Julia Beck – Canção Nova

Nesta quinta-feira, 19, teve início o evento internacional “Economia de Francisco”. A abertura, assim como todo o evento, ocorreu de forma on-line por meio de uma transmissão diretamente da Capela da Basílica de São Francisco de Assis, em Assis, na Itália.

A abertura foi marcada por uma apresentação musical e por uma saudação a todos os dois mil jovens participantes, que trabalham há um ano na elaboração do evento. O texto do Papa Francisco, de março de 2019, que exortava a juventude a repensar a economia mundial, foi retomado. “Aceitamos este convite para reanimar a economia”, disse uma das apresentadoras.

Leia também
.: Economia de Francisco: relatos de brasileiros que participarão do evento
.: Os problemas atuais merecem uma resposta de fraternidade, diz frei

Grupos de jovens de vários países fizeram entradas ao vivo e partilharam rapidamente suas expectativas. Em uma das mensagens, o clamor dos mais pobres para transformar a terra, dos jovens do Movimento Quarto Mundo ATD.

Boas vindas de Dom Domenico

O bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, fez uma breve saudação aos participantes, marcada por agradecimentos. “Desejo agradecer a Deus e a todos que nestes dois anos deram sua contribuição com empenho e fidelidade, sem desanimar, diante da grande prova da pandemia, convertendo-a em estímulo para seguir adiante”.

Em sua fala, o bispo citou o Papa Francisco e sua intuição para que a economia fosse repensada. “Sua mensagem final será para nós uma tarefa para ser levada adiante”. O Cardeal Peter Turkson também recebeu os agradecimentos de Dom Domenico, além dos parceiros, organizadores e todos que tornam o evento possível.

Ao recordar São Francisco, o bispo afirmou que o santo via o dinheiro como um instrumento de construção de uma “belíssima” economia, uma economia rica de sentidos, dons, que não exclui ninguém e que visa o bem de todos, principalmente dos menos favorecidos. “Ele era um verdadeiro promotor de mudanças, um economista, sem perceber”.

Discurso do Cardeal Turkson

Também participou da abertura do evento o prefeito do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson. Ele discursou diretamente de Roma para todos os envolvidos na “Economia de Francisco”.

Em sua fala, o purpurado comentou sobre o significado do evento e da rede global que se formou por meio de jovens interessados em mudança. O cardeal reforçou a ajuda dada pelos participantes à Igreja e ao Papa na construção de um mundo melhor, imaginando e desejando uma economia diferente, mais humana e sustentável.

Cardeal Turkson reforçou a ideia do Papa de criar um sistema econômico mais inclusivo, igualitário e que não fosse a serviço de poucos, mas de toda a sociedade. “É um apelo para sairmos de uma economia líquida, em busca de uma economia social, ou seja, sair de uma economia que visa o lucro e a especulação para passar para algo que invista nas pessoas, gerando empregos e mudanças”.

Leia mais
.: Por uma nova economia: reflexões do Papa em homilias sobre o tema

“Não é por acaso que este evento está sendo transmitido de Assis, cidade de São Francisco”, observou o purpurado. O cardeal frisou que São Francisco é um exemplo de amor universal pelos irmãos e por todas as criaturas. “Ele é uma inspiração de paz e amor social, além de ser uma figura fundamental neste mundo dividido e cheio de conflitos”.

Segundo o cardeal, o Dicastério Vaticano busca apoiar empresas sólidas e empregos dignos. “São João Paulo II dizia que o objetivo de uma empresa não deve ser o de obter lucro, mas de criar uma comunidade de pessoas, um grupo de pessoas que age como se fossem parte de um mesmo corpo, em busca de um mesmo objetivo”.

O cardeal reforçou que a economia deve estar a serviço do povo, sem reduzir as pessoas a um trabalho, e sim reconhecê-las pela sua dignidade.

Programação

O evento segue sendo transmitido pelo canal do Youtube “The Economy of Francesco”. A programação tem como última atividade do dia uma peça teatral às 18h20.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo