Peregrinação

Com segurança, peregrinos regressam à Cova da Iria

Neste final de semana, bispo emérito de Santarém, Dom Manuel Pelino, presidiu a Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de setembro, em Fátima – Portugal

Da redação, com colaboração de Gracielle Reis

O bispo emérito de Santarém, Dom Manuel Pelino, presidiu a Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de setembro, em Fátima – Portugal. Agosto e setembro foram alguns dos meses em que ocorreram as aparições de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos. Segundo relatos da época, nestes meses, juntaram-se de 20 a 30 mil pessoas. Muitas delas se prostravam de joelhos e pediam aos pastorinhos que apresentassem à Nossa Senhora as suas necessidades.

Apesar dos efeitos da pandemia, aos poucos, aumenta a presença de peregrinos nas celebrações do Santuário a também se prostrarem e pedirem a conversão dos pecadores. A celebração deste domingo, 13, por exemplo, atingiu a capacidade máxima no Recinto de Oração, para este tempo de pandemia, e teve seus portões fechados. A peregrinação registrou ainda, pelo segundo mês consecutivo, a presença de grupos estrangeiros no Santuário.

Aparição em setembro de 1917

Na aparição de setembro de 1917, além de reforçar o pedido de oração do Terço, Nossa Senhora anuncia que em outubro viriam Nosso Senhor, Nossa Senhora das Dores e do Carmo e São José com o Menino Jesus, para abençoarem o mundo. A partir do evangelho deste domingo, 13, Dom Manuel Pelino destacou o exemplo da Virgem Maria na construção de uma sociedade em que reinem a paz e o perdão.

Peregrinação da comunidade surda

Em 1917, os devotos pediam a cura de doentes e de um surdo. Hoje, a comunidade surda se une para rogar à Nossa Senhora. A celebração do final de semana integrou a sexta peregrinação da comunidade surda em Portugal, promovida pelo Santuário em conjunto com o seu Grupo de Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa. Um dos mistérios do terço do dia 12 foi recitado em Língua Gestual Portuguesa por uma peregrina surda.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo