Restrições na pandemia

Com adaptações, Festa do Senhor do Bonfim começa em Salvador

Festa do Senhor do Bonfim será realizada de 8 a 17 de janeiro, com adaptações na programação em virtude da pandemia

Da redação, com Arquidiocese de Salvador

Festividade é considerada uma das mais importantes da arquidiocese/ Foto: Arquidiocese de Salvador

Entre esta sexta-feira, 8, e 17 de janeiro, os soteropolitanos vão celebrar uma das maiores festas religiosas do Brasil, a Festa do Senhor do Bonfim. Diante das restrições provocadas pela pandemia da covid-19, a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim adaptou a programação festiva para que os fiéis possam prestar suas homenagens e louvores seguindo todas as determinações protocolares preventivas para assegurar a proteção de todos.

As celebrações serão realizadas dentro da Basílica, com o acesso por ordem de chegada e transmitidas através da WebTV do Bonfim (canal do YouTube) e das redes sociais do Santuário. Os festejos têm início com a abertura da novena nesta sexta-feira, 8, que segue até o dia 16, sempre às 19h. 

As reflexões durante as celebrações preparatórias para a Festa terão como tema Senhor do Bonfim, abraçar a Sua cruz fortalece a fé, liberta do medo e renova a nossa esperança e o lema: “Tende coragem! Eu venci o mundo!” (Jo16,33). A cada noite da novena, os fiéis prestarão homenagens aos trabalhadores que atuaram e continuam atuando nos serviços essenciais neste período da pandemia, às pessoas curadas da COVID-19, aos familiares de vítimas fatais da COVID-19, às pessoas que fizeram a experiência diferenciada do distanciamento e do isolamento social.

O reitor da Basílica Santuário, padre Edson Menezes da Silva, lembra a necessidade de cuidado e atenção por parte dos fiéis que vão participar das celebrações. “Queremos continuar erguendo nossas preces ao Senhor do Bonfim para que se compadeça do Seu povo nestes tempos tão difíceis que vivemos. Mas não podemos esquecer que a pandemia não acabou. Precisamos manter o distanciamento social e seguir as orientações das autoridades de saúde”, afirmou.

O padre também recomenda que os fiéis que participam da Procissão dos Três Pedidos (que não será realizada esse ano) escolha um dia e horário adequados para realizar as três voltas em torno Basílica e fazer os seus pedidos e agradecimentos.

No dia 14 de janeiro, data que seria dedicada a tradicional Lavagem das escadarias da Basílica, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim, sairá da Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, às 8h, em carro aberto rumo à Colina Sagrada, passando em frente à Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, seguindo o mesmo percurso do cortejo da lavagem.

Após a chegada da imagem, no interior da Basílica, padre Edson transmitirá a tradicional mensagem proferida todos os anos da janela da Basílica e concederá a bênção através das redes sociais e dos meios de comunicação sociais presentes.

A solidariedade aos mais necessitados tem um momento especial durante os festejos ao Senhor do Bonfim. No dia 16, os fiéis são convidados a participarem do Drive Thru Solidário, que será realizado na sede do Projeto Bom Samaritano (Praça do Bonfim, nº 49). Serão arrecadados alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e de higiene pessoal.

No dia 17 de janeiro, dia da Festa do Senhor do Bonfim, a programação terá início com o repique dos sinos da Basílica, às 5h. Não haverá queima de fogos em respeito aos doentes nos hospitais próximos à Igreja. Às 10h30, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá a Missa Solene e ao final da celebração concederá a Bênção Apostólica com Indulgência Plenária. Às 15h, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim sairá em carro aberto da Basílica para percorrer as ruas da Cidade Baixa e ser homenageada ao passar pelas portas das Igrejas católicas que compõem a Forania 4, região de Itapagipe (Nossa Senhora da Penha de França, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora dos Mares e São Jorge).

Programação

08.01.21 – Sexta-feira
18h30 – Hasteamento da Bandeira do Senhor Bom Jesus do Bomfim no panteão da Praça da Colina, dando início à programação da festa 2021
19h – 1ª noite da novena
Presença do Cardeal Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil.
Homenagem aos trabalhadores da área de limpeza pública
Subtema: Confiando na proteção do Senhor do Bonfim, prosseguiremos cultivando a fé (Lc 17, 5-6).

09.01.21 – Sábado
19h – 2ª noite da novena
Homenagem aos trabalhadores da área do comércio em geral
Subtema: Confiando na proteção do Senhor do Bonfim, prosseguiremos superando o medo (Mt 14,23-27).

10.01.21 – Domingo 
Missas nos horários normais: 5h40, 7h30; 9h, 11h, 15h e 17h.     
7h30 – Missa Solene do Santíssimo Sacramento presidida pelo padre Edson Menezes da Silva.
19h – 3ª noite da novena
Homenagem aos trabalhadores da área de transporte público e particular
Subtema: Confiando na proteção do Senhor do Bonfim, prosseguiremos cultivando a esperança (Rm 15,13)

11.01.21 – Segunda-feira
16h – Adoração ao Santíssimo Sacramento (Pedindo pela contenção da 2ª onda pandemia da COVID-19). Responsáveis: Vicentinos
19h – 4ª noite da novena
Homenagem aos familiares dos que morreram de Covid 19 e familiares dos trabalhadores dos cemitérios.
Subtema: Confiando na proteção do Senhor do Bonfim, prosseguiremos acreditando na vida eterna e na ressurreição dos mortos (Jo 11,20-27)

12.01.21 – Terça-feira 
16h – Adoração ao Santíssimo Sacramento (Pedindo pela contenção da 2ª onda pandemia da COVID-19). Responsáveis: Ministros Extraordinários da Comunhão
19h – 5ª noite da novena
Homenagem aos trabalhadores da área de comunicação
Subtema: Confiando na proteção do Senhor do Bonfim, prosseguiremos protegendo, preservando e defendendo a vida (Jo 10,10-11).

13.01.21 – Quarta-feira
16h – Adoração ao Santíssimo Sacramento (Pedindo pela contenção da 2ª onda pandemia da COVID-19). Responsáveis: Apostolado da Oração
19h – 6ª noite da novena
Subtema: Confiando na proteção do Senhor do Bonfim, prosseguiremos cultivando o ânimo e a coragem (Jo 16,32-33).
Homenagem às pessoas que viveram com seriedade a experiência do distanciamento social em suas residências

14.01.21 – Quinta-feira
Missas: 7h20 e 17h
Às 8h a imagem peregrina do Senhor do Bonfim sairá da Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Vitória (Vitória), em carro aberto, rumo à Colina Sagrada, passando em frente à Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio), seguindo o mesmo percurso do cortejo da lavagem
Após a chegada da imagem, no interior da Basílica, o padre Edson Menezes da Silva transmitirá a tradicional mensagem proferida todos os anos da janela da Basílica e concederá a bênção através das redes sociais e dos canais de televisão presentes.
19h – 7ª noite da novena
Homenagem às pessoas que contraíram a COVID-19 e fizeram a experiência do isolamento social em suas casas
Subtema: Confiando na proteção do Senhor do Bonfim, prosseguiremos cultivando ânimo e alegria de viver (Jo 16,20-23).

15.01.21 – Sexta-feira
19h – 8ª noite da novena
Homenagem aos profissionais e trabalhadores da área da saúde
Subtema: Confiando na proteção do Senhor do Bonfim, prosseguiremos acreditando no poder da oração e na atuação da ciência (Mt 21,22).

16.01.21 – Sábado
8h às 17h – Drive Thru Solidário para recolher alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene. Local de entrega: Sede do Projeto Bom Samaritano.
19h –  9ª noite da novena 
Homenagem aos trabalhadores da área de segurança pública e privada
Subtema: Confiando na proteção do Senhor do Bonfim, prosseguiremos experimentando a sua infinita misericórdia

17.01.2021 – Domingo: Dia da Festa
5h –  Alvorada  –  Apenas repique dos sinos (não haverá alvorada por respeito e atenção aos doentes internados nos hospitais próximos à Colina Sagrada).
Horário das Missas: 5h40, 7h30, 9h, 10h30, 15h e às 17h.
10h30min – Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, que, ao final da Celebração Eucarística dará a Bênção Apostólica com Indulgência Plenária.
15h – Saída da imagem peregrina do Senhor do Bonfim, em carro aberto, da Basílica para percorrer as ruas da Cidade Baixa e ser homenageada ao passar pelas portas das Igrejas católicas que compõem a Forania 4, região de Itapagipe (Nossa Senhora da Penha da França, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora dos Mares e São Jorge).

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo