28 de março

Coleta de Solidariedade acontece neste Domingo de Ramos

Secretário-geral da CNBB convida fiéis a gesto concreto de doação

Da redação, com CNBB

Foto: Bruno Marques – Canção Nova

Coleta de Solidariedade acontece neste Domingo de Ramos, 28. Por isso, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Potella Amado, convidou os católicos e cristãos à doação.

O gesto poderá ser realizado nas comunidades e paróquias de todo o Brasil. Também as Igrejas membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) recolherá doações.

De acordo com dom Joel, a solidariedade é um milagre capaz de levantar populações inteiras. “A solidariedade cura as feridas, mata a fome e promove a dignidade humana. A solidariedade é uma marca da autenticidade cristã”.

“Observando as medidas sanitárias e de distanciamento social, não deixe de expressar a sua caridade contribuindo, com qualquer valor, em sua comunidade e paróquia para a Coleta Nacional da Solidariedade”, disse.

Apoio a atingidos pela Covid-19

O secretário-geral explica que com os recursos deste ano a Igreja no Brasil vai focar no apoio a iniciativas de ajuda para as pessoas e grupos superarem as dificuldades colocadas em suas vidas pela pandemia da Covid-19.

O destino dos recursos foi aprovado pelo Conselho Permanente da CNBB, em reunião que aconteceu nos dias 24 e 25 de março.

“Você pode até achar que o que você tem para doar é pouco, mas somado a outras contribuições fará um bem gigantesco a muitos grupos vulneráveis no Brasil apoiados com os Fundos diocesano e Nacional de Solidariedade. Faça a sua oferta de coração aberto, como gesto concreto desta Quarema”, convidou.

Gesto concreto de caridade

Aprovada pelos bispos do Brasil desde 1964, a Coleta da Solidariedade é a tradução da caridade na quaresma. Isso ocorre por meio do gesto concreto de doações dos fieis na coleta do Domingo de Ramos de cada comunidade e paróquia.

Os recursos arrecadados integram os Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade. Estes fundos tem o papel de apoiar iniciativas que promovem a vida e a caridade em todo país.

Do total arrecadado, 60% fica na própria diocese e é gerido pelo Fundo Diocesano de Solidariedade. O objetivo é apoiar iniciativas e projetos locais. Os outros 40% compõem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). O mesmo é administrado pelo Departamento Social da CNBB, sob a orientação do Conselho Gestor da CNBB.

Formas de doação

A Igreja espera que todos participem, oferecendo sua solidariedade em favor das pessoas, grupos e comunidades.

Os fieis poderão doar sua oferta no próximo dia 28 de março, Domingo de Ramos, nas celebrações em sua comunidade e paróquia, onde estiver sendo autorizadas celebrações presenciais pelas autoridades sanitárias em decorrência dos cuidados com a pandemia.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo