Publicação única

CNBB: subsídios "Hora da Família" e "Hora da Vida" são unificados

A partir de 2022, os dois subsídios serão publicados em uma única publicação

Da redação, com CNBB

Imagem: Divulgação

Estão disponíveis os subsídios que serão utilizados pela Pastoral Familiar de janeiro a novembro deste ano de 2022. Após lançar o material com encontros mensais, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) agora disponibiliza o Hora da Família Especial, com os encontros para a Semana Nacional da Família, no mês de agosto, e também com o subsídio Hora da Vida para o mês de outubro, no mesmo livreto.

Em dezembro, a motivação é que os encontros nas famílias e nos grupos de Pastoral e dos movimentos sejam animados pelo roteiro de Novena de Natal oferecido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Para o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães, a oferta dos dois materiais – de agosto e de outubro – em uma única publicação “será um divisor de águas para o trabalho da Pastoral Familiar”, lembrando “a transversalidade do serviço à família e do serviço à vida”.

“Acreditamos que o trabalho com a Pastoral familiar e o trabalho em relação à defesa da vida cada vez mais se tornará parte de um único serviço, que é promover as famílias e defender a vida do início até seu fim natural. Fazemos votos que essas duas realidades sejam integradas nas nossas comunidades paroquiais, dioceses e regionais”, desejou o sacerdote.

Mais acessível

O bispo de Campo Mourão (PR) e membro da Comissão Vida e Família da CNBB, Dom Bruno Elizeu Versari, falou em vídeo sobre a publicação, no mesmo livreto, dos subsídios para a Semana Nacional da Família e para a Semana Nacional da Vida.

Ele salienta que a iniciativa vai facilitar aos integrantes da Pastoral Familiar adquirir o material e assim “o Brasil inteiro, na Pastoral Familiar, vamos fazer a preparação da Semana da Família e da Semana da Vida”.

O bispo destacou ainda a preparação do conteúdo: “Foi um trabalho a muitas mãos, mas produzido com muito carinho, pensando nos agentes da pastoral e também em tantas famílias esparramadas por todo o Brasil”.

Hora da Família

O Hora da Família para a Semana Nacional da Família de 2022 tem como tema “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”, em sintonia com o X Encontro Mundial das Famílias convocado pelo Papa Francisco e o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, marcado para o final de agosto em Governador Celso Ramos, na arquidiocese de Florianópolis (SC).

São oferecidos sete roteiros para os encontros da Semana Nacional da Família e uma sugestão de celebração para o Dia dos Pais.

Hora da Vida

Já o subsídio para a Semana Nacional da Vida 2022, de 1º a 7 de outubro, incluído no mesmo livreto que o material para o mês de agosto, tem como centro das reflexões a temática “Serviço à vida: caminho de fecundidade”. Também são oferecidos sete roteiros para os encontros de reflexão. Ao final, o material contém a sugestão para celebrar o Dia do Nascituro, em 8 de outubro, com o tema “Toda violação da dignidade humana ofende a Deus”.

“Neste clima do ‘Amor Familiar: caminho e vocação de santidade’, o Hora da Família e o Hora da Vida se unem para um mesmo e único itinerário vivencial: o amor familiar gerando frutos de comunhão, participação e missão”, destaca o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, Dom Ricardo Hoepers.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo