1º de maio

CNBB promove Jornada de Oração e Missão dedicada à paz no Haiti

Nestes últimos dias, uma onda de violência tomou conta do país; iniciativa de oração sublinha o valor da oração como “agir missionário”

Da redação, com CNBB

Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove neste sábado, 1º de maio, uma Jornada de Oração e Missão dedicada à paz no Haiti.

Leia também
.: Projeto missionário da Igreja no Brasil no Haiti completa 10 anos

A iniciativa acontecerá por meio Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e a Ajuda à Igreja que sofre (ACN).

Sofrimento desde 2010

O pequeno país, em meio à região do caribe, vem sofrendo desde o terremoto em 2010.

As tensões, mortes e pobreza aumentaram com a passagem do furação Matthew, em 2016. Desde então, a população do Haiti está cada vez mais vulnerável e vivendo grandes conflitos internos.

Onda de violência

Nestes últimos dias, uma onda de violência tomou conta da ilha. Religiosos e religiosas católicos se tornaram vítimas, sendo sequestrados e mantidos em cárcere.

Em entrevista ao portal da ACN, no dia 15 de abril, o bispo da diocese de Hinche, Dom Jean Désinord disse que os religiosos católicos estão com medo de se tornarem vítimas no Haiti.

Leia mais
.: Celam: que membros da Igreja no Haiti sejam libertos de sequestro

A diocese fica cerca de 112 quilômetros ao norte da capital, Porto Príncipe.

“Estamos nos perguntando quem será o próximo? Serei eu ou um irmão padre? Os padres e religiosos estão realmente em perigo. Afinal vivemos em constante medo”, explicou o bispo.

Jornada de Oração e Missão

A Jornada de Oração e Missão faz parte de uma série, na qual se sublinha o valor da oração como “agir missionário”.

De acordo com o assessor da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, padre Daniel Rocchetti, a ação é um convite para que, cada um, faça a sua oração pelo país e ou por uma determinada intenção particular.

Leia mais
.: Papa reacende a esperança no Haiti, afirma missionária brasileira no país

“A iniciativa foi escolhida para ser realizada no dia primeiro de cada mês, em memória a Santa Teresinha, padroeira das missões”, destaca o padre.

A proposta é que no dia primeiro de cada mês a Jornada de Oração e Missão seja dedicada a um país que também estejam vivendo conflitos e aos cristãos que estão vivendo na localidade.

A primeira edição do projeto aconteceu no dia 1º de abril dedicada  à paz no Mianmar.

Oração

“Rezar pelas missões também é ser missionário”, aponta o padre Daniel.  Para esta ocasião, ele orienta que a criatividade de quem reza é que vale.

 “Um terço, uma ladainha, uma oferta espiritual ou até mesmo um pensamento pela intenção e situação já estão valendo”, afirma o sacerdote.

A iniciativa também pode ser estendida às redes sociais. Utilize a hashtag #rezepelohaiti e esteja em sintonia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo