Fraternidade e fome

CNBB lança concurso para a letra do hino da CF 2023

Composições deverão ser enviadas à CNBB até o dia 20 de junho de 2022, conforme as orientações contidas no edital divulgado nesta terça-feira, 17

Da redação, com CNBB

Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu início ao processo de escolha do hino da próxima Campanha da Fraternidade (CF). Foi publicado nesta terça-feira, 17, o edital para escolha da letra do hino da CF 2023, cujo tema é “Fraternidade e fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

Leia também
.: Falta de solidariedade é desafio no combate à fome, diz Papa

Por acordo dos bispos do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), o concurso será realizado em dois editais: um para a letra do Hino, e outro, posteriormente, em data ainda não definida, para a melodia. O edital estabelece os parâmetros esperados pela Conferência, bem como os critérios que serão utilizados para a análise da qualidade literária do texto.

Características desejadas

Entre as características desejadas está a tradução “em linguagem poética” dos conteúdos do tema, lema e objetivos da CF 2023, “evitando explicitações desnecessárias, moralismos ou chavões”.

A Sagrada Escritura e o Magistério da Igreja devem fazer parta da inspiração do artista. São indicadas algumas citações bíblicas que podem iluminar os compositores na elaboração do texto. Outra característica desejada é que a obra apresente “um caráter convocativo”, uma vez que os fiéis serão convocados para a adesão ao que se propõe a Campanha da Fraternidade.

Sobre os critérios, serão analisados, por exemplo, o emprego da função da linguagem mais adequada ao momento litúrgico; as qualidades do estilo e a expressividade poética. As composições deverão ser enviadas à CNBB até o dia 20 de junho de 2022, conforme as orientações contidas no edital.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo