Intercâmbio acadêmico

CNBB fortalece parceria com a Conferência Episcopal de Moçambique

Intercâmbio pastoral em âmbito acadêmico busca formar e auxiliar padres moçambicanos e brasileiros na área da formação

Da Redação, com CNBB

Foto: Site Oficial CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, e em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), está em vias de formalizar um convênio com Conferência Episcopal de Moçambique para intercâmbio pastoral em âmbito acadêmico no Brasil.

A parceria teve início em 2021, quando o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, ainda como monsenhor, esteve em Moçambique para apresentar o projeto à Conferência Episcopal oferecendo acolhida acadêmica a sacerdotes moçambicanos na PUC-Rio.

O padre Meque Augusto Macumo, da arquidiocese da Beira, em Moçambique, veio ao Brasil para dar início a esse intercâmbio pastoral. Ele será o primeiro sacerdote a participar do projeto. Durante o intercâmbio, o religioso vai vivenciar e obter experiências nas áreas de metodologia e dinâmicas pastorais, que vão servir, do ponto de vista acadêmico e pastoral, para o seu trabalho em Moçambique.

“Vim ao Brasil com a missão de fazer uma parceria no âmbito acadêmico entre a CNBB e a Conferência Episcopal de Moçambique. Esta parceria tem a finalidade de formar e auxiliar padres moçambicanos e brasileiros na área da formação. Apreciamos fazer um intercâmbio acadêmico e pastoral entre os padres”, explica o padre.

Experiências novas 

Padre Meque, depois de sua ordenação sacerdotal, foi para Roma em 2013 e, no final de 2017, regressou para a África. Foi quando o bispo pediu que ele se colocasse à disposição para ser professor da Conferência Episcopal. E assim, atuou por cinco anos. Foi uma experiência que o ajudou a se interessar cada vez mais pela área acadêmica.

Vir ao Brasil vai ajudar-me a consolidar este meu interesse e obter experiência. Espero contribuir com a minha experiência e oferecer um pouco de Moçambique e da nossa cultura pastoral. Estamos no âmbito sinodal, então espero caminharmos juntos na comunhão e na missão conjunta”, concluiu. 

E por fim , agradeceu pela experiência de três dias e ainda elogiou a Igreja do Brasil que se mostra comprometida com o Evangelho e na evangelização.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo