Orações

CNBB expressa pesar pela morte de Dom Antônio Affonso de Miranda

Respeitado pregador e intelectual renomado, admirado pelo episcopado brasileiro: assim a CNBB recorda Dom Antônio Affonso de Miranda

Da Redação, com CNBB

Dom Antônio Affonso faleceu nesta segunda-feira aos 101 anos / Foto: Diocese de Taubaté

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma nota de pesar pela morte do bispo emérito de Taubaté (SP), Dom Antônio Affonso de Miranda. O bispo faleceu na manhã desta segunda-feira, 11, aos 101 anos de idade: era o bispo mais idoso do Brasil.

Leia também
.: Canção Nova agradece vida e apostolado de Dom Antônio Affonso de Miranda

A nota é assinada pela presidência da entidade, que expressa gratidão e recorda a figura de Dom Antônio, tão importante para a Igreja no Brasil. Além de respeitado pregador, o bispo também é reconhecido como intelectual renomado, admirado pelo episcopado brasileiro.

“Escritor refinado, produziu mais de 40 livros sobre vários assuntos, que incluem Teologia, Mariologia, Catequese, Formação Moral, Pastoral e até um de poemas”.

A entidade expressa o seu pesar e reza pelo descanso eterno de Dom Antônio Affonso.

Confira, abaixo, a íntegra da nota:

Nota de Condolências da CNBB pelo falecimento de Dom Antônio Affonso de Miranda

Brasília-DF, 11 de outubro de 2021

Estimado irmão, Dom Wilson Luís Angotti Filho,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pelo falecimento de Dom Antônio Affonso de Miranda, bispo emérito da diocese de Taubaté (SP), nesta segunda-feira, 11 de outubro.

Agradecemos a Deus a contribuição que o bispo deu à Igreja no Brasil, à congregação Sacramentinos de Nossa Senhora, especialmente às dioceses de Lorena e Taubaté, ambas em São Paulo, e à Comunidade Canção Nova, servindo-lhes como um farol a apontar caminhos e horizontes pastorais.

Respeitado pregador, grande administrador e incentivador das pastorais e movimentos leigos, dom Antônio também é reconhecido como um intelectual renomado, admirado pelo episcopado brasileiro. Escritor refinado, produziu mais de 40 livros sobre vários assuntos, que incluem Teologia, Mariologia, Catequese, Formação Moral, Pastoral e até um de poemas.

Nossa solidariedade ao senhor, aos familiares, à congregação dos Sacramentinos de Nossa Senhora, à comunidade Canção Nova, aos amigos e a todo o povo de Deus das dioceses por onde passou e deixou as marcas de sua presença como pastor.

Receba nosso abraço e nossas orações pelo descanso eterno de Dom Antônio Affonso de Miranda.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo