Ação de Graças

CNBB e CRB celebram presença missionária da Igreja no Brasil no Haiti

Missa de Ação de Graças será realizada no próximo sábado, 17 de julho

Da redação, com CNBB

Foto: CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) deu início a uma série de reportagens sobre o projeto missionário intercongregacional Nazaré. O programa foi desenvolvido pelas entidades no Haiti desde setembro de 2010, sete meses após o país ser abalado por um terremoto que atingiu 7 pontos na escala Richter e deixou cerca de 300 mil mortos.

A série de reportagens será publicada até o dia 17 de julho, quando será realizada às 11h, na capela Nossa Senhora Aparecida (sede da CNBB), uma Celebração Eucarística em Ação de Graças pela Missão no Haiti. A missa vai marcar a nova fase da presença da Igreja no Brasil naquele país. A celebração será presidida pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portela Amado. Será possível acompanhá-la pelas redes sociais da CNBB, CRB e demais parceiros.

Presença missionária da Igreja do Brasil no Haiti

Respondendo ao apelo da dramática situação do povo Haitiano, a CNBB, a CBR e a Cáritas Brasileira deram início à realização de um Projeto de colaboração Missionária com a Igreja no Haiti. 

A primeira equipe de religiosas enviadas ao Haiti foi compostas pelas  irmãs Maria Aparecida dos Santos, da Congregação Pequenas Irmãs da Divina Providência; Maria Aparecida da Silva Viana, Providência de Gap.; e Maria Marcelina Xavier, do Instituto Pias Mestras Vinerini.

A administração e o acompanhamento do projeto, ao longo dos 10 anos, ficou sob a responsabilidade da CRB Nacional e da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB. Em setembro de 2020, terminou o prazo de 10 anos de execução do projeto. Durante este tempo, 19 congregações femininas colaboram com presença de suas religiosas e animação missionária da presença brasileira no Haiti.

Nova fase

Agora, na nova fase, a gestão será feita por uma Comissão Intercongregacional constituída por 5 religiosas de diferentes congregações. Elas vão contar com o apoio da Rede Missionária Intercongregacional Ad Gentes, constituída inicialmente com a adesão de cerca de 90 congregações religiosas, após a aprovação na 25ª Assembleia Eletiva da CRB Nacional realizada em Brasília (DF), de 10 a 14 de julho de 2019.

A presidente da CRB, irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, uma entusiasta do projeto, manifestou gratidão a todo serviço e empenho realizado em Porto Príncipe, a capital do país, ao longo dos últimos 10 anos e meio.

“Inúmeras entidades, congregações e pessoas contribuíram e contribuem com esta missão”, disse.

No ofertório, junto ao símbolo de flores e frutas, as 19 congregações que mantiveram o projeto ao longo do tempo foram homenageadas.

O secretário-geral da CNBB afirmou ser a missão uma das características da caridade. De acordo com ele, a solidariedade, resistente e resiliente, é capaz de levantar a todos dos escombros da vida e acender uma luz onde só havia escuridão. 

“A solidariedade, resistente e resiliente, é capaz de levantar a todos dos escombros da vida e acender uma luz onde só havia escuridão”, completou.

Ações para organizar a gestão na nova fase

Em função da proximidade do vencimento do convênio, nos dias 18 e 19 de novembro de 2019, foi realizado um encontro em Brasília (DF), entre os parceiros para discutir os caminhos para continuidade do projeto. Desse encontro, nasceu a ideia da criação de uma Rede Missionária Intercongregacional Ad Gentes e a instituição de uma comissão para administrar o Projeto Missionário no Haiti a partir de outubro de 2020.

A Comissão instituída se reuniu três vezes em 2019 mas, em razão da pandemia, não conseguiu implementar os passos previstos de transição da coordenação do Projeto Missionário no Haiti para o outro formato de gestão. Só agora, neste ano, consegue-se solidariamente dar o passo para o novo momento desta presença missionária junto aos haitianos com a instituição da Comissão que vai coordenar a ação apoiada pela Rede Missionária Intercongregacional Ad Gentes.

Novidades

As congregações femininas firmaram uma nova parceria, agora entre si, sem a gestão direta da CNBB e da CRB, as quais, porém, permanecerão acompanhando o projeto. Agora, na nova fase, a partir de 20 de março de 2021, a gestão está sendo feita, por uma Comissão Intercongregacional constituída por 5 religiosas de diferentes congregações.

A coordenação será feita pela irmã Maria Imaculada Resende Pereira, superiora Geral das Irmãs Carmelitas da Divina Providência; a vice-coordenação ficará com a irmã Eulália Wanderley Lima, superiora Geral da Congregação das Religiosas da Instrução Cristã; a irmã Maria Câmara Vieira, conselheira Geral das Irmãs Servas da Santíssima Trindade será a secretária; A tesouraria ficará a cargo da irmã Maria Goretti Avanzi, das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus e a vice-tesouraria ficará com a irmã Maria Goreth Ribeiro dos Santos, Missionária Leiga (atuou 8 anos na missão INTER no Haiti, retornou em março de 2021).

Elas vão contar com o apoio da Rede Missionária Intercongregacional Solidária (REMIS), constituída inicialmente com a adesão de cerca de 85 congregações religiosas, após a aprovação na 25ª Assembleia Eletiva da CRB Nacional realizada em Brasília (DF), de 10 a 14 de julho de 2019.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo