Santuário Mariano

Celebração litúrgica deste domingo no Santuário de Fátima

Na homilia da Missa celebrada no Santuário de Fátima, padre Joaquim Ganhão fala da Importância da oração e confiança em Deus

Da redação, com Santuário de Fátima

Fiéis no Santuário de Fátima / Foto: Santuário de Fátima

A Missa deste XXIX Domingo do Tempo Comum, celebrada no Recinto de Oração do Santuário de Fátima, foi presidida pelo padre Joaquim Ganhão, que apontou a perseverança na oração e a confiança na misericórdia de Deus e na Sua presença na história da Humanidade como atitudes ideais para uma vida de fé.

A partir do Evangelho deste domingo, que “ensina sobre a necessidade de orar sempre sem desanimar”, o capelão do Santuário de Fátima começou por sintetizar algumas “características essenciais da oração”: a perseverança; o reconhecimento da presença de Deus na história do Mundo e da sua bondade, por forma a acolhê-Lo na vida pessoal.

“Tal como a viúva do Evangelho, não devemos ter medo das nossas fraquezas e pecados porque, quando o nosso coração se abre para Deus na oração e a nossa vida se converte, é transfigurada pela graça do Espírito Santo que ilumina e dá sentido ao nosso caminho”, afirmou o sacerdote, ao destacar a fé que deve estar no âmago da oração.

“A nossa oração (…) exige aquela fé firme que não nos permite resignar-nos diante das dificuldades, dos medos, e das falências de cada dia, ou ainda daquilo que parecem ser os silêncios de Deus diante dos nosso gritos e súplicas.

O presidente da celebração lembrou a incerteza que assola a vida em “muitas situações e sofrimentos” que pode levar à “tentação” da dúvida na fé, orientando o olhar para a vida e atitude de cada peregrino e para a Igreja, que devem ser instrumento de Deus.

“Deus está aqui! Está no teu coração e na tua vida, está neste lugar, na Igreja e nos dons que aqui te oferece! Está em todos os corações que o buscam com persistência, muitas vezes sem o saberem e que anseiam por vida e dignidade, por ânimo e por paz”, afirmou, ressaltando que Fátima é um lugar onde Deus “recorda a urgência de nos voltarmos para Ele, de nos convertermos e entrarmos nessa relação que envolve toda a nossa vida como ato inteiro de oferecimento que se torna oração e entrega confiantes.

“Fátima é para cada um de nós lugar onde esta palavra hoje se continua a cumprir; é o recanto da terra onde a fé se toca e se alimenta, onde a Comunidade Cristã se encontra e estimula na caridade, onde a oração se renova e concretiza, tornando-se louvor, súplica e compromisso pela conversão, pela edificação da Igreja e pela paz.”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo