Carta

Celam: pontificado do Papa Francisco é profético e decisivo

Bispos da América Latina enviaram carta ao Papa expressando gratidão por toda dedicação à Igreja

Da redação, com Celam 

A presidência do Conselho Episcopal da América Latina enviou uma carta aberta ao Papa Francisco pela solenidade de São Pedro e São Paulo. No texto, os bispos afirmam que a proximidade do Santo Padre “às crianças, aos anciãos, aos doentes e aos pobres é um gesto profético decisivo num momento em que o mundo corre o risco de desumanizar-se”. O corpo da comunhão eclesial também expressou sua gratidão por toda a dedicação do Santo Padre à Igreja latino-americana.

Hoje, se respira “um novo clima na Igreja”, destacam os bispos na carta. De acordo com os membros do Celam, a simplicidade, o magistério e os gestos do Papa mostram uma Igreja mais evangélica e mais de Cristo, cujo centro estão os pequenos, os pobres, os vulneráveis. Os prelados frisaram: “Admiramos a paixão com que ele [Papa Francisco] nos exorta a ir para a periferia, deixar a autorreferencialidade, caminhar em direção às periferias geográfica e existenciais. E a atitude que nossa missão pastoral nos pede para ter: evangelizar com alegria”.

Os bispos latino-americanos também agradeceram Francisco por suas visitas pastorais a muitos povos do continente americano; por sua oração e constante preocupação com a Amazônia e com os pobres; por seu rico ensinamento expresso nas homilias e nos documentos do magistério, como a Exortação apostólica pós-sinodal “Querida Amazônia”.

Com um profundo sentimento de gratidão e de afeto, o Celam se dirigiu ao Papa no final da carta: “Santidade, quando sente a fadiga do duro trabalho que Seu ministério requer, desejamos que o senhor saiba que milhões de mãos, no mundo, estão prontas a ajudá-Lo; que milhões de mãos se elevam ao céu rezando pelo senhor a cada dia”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo