Coronavírus na Ásia

Catedral de Manila reabre ao público nesta quarta-feira

Igreja estava fechada há seis meses por causa da pandemia; cemitérios estarão fechados para Dia de Todos os Santos e Finados

Da Redação, com Agência Fides

Catedral de Mania, nas Filipinas – Imagem de radiobj5 por Pixabay

A Catedral da Imaculada Conceição em Manila, Filipinas, reabre ao público e ao culto nesta quarta-feira, 16, após seis meses fechada por causa da pandemia do novo coronavírus. Segundo a comunicação da Arquidiocese, a reabertura da basílica é parte de um relaxamento das restrições às reuniões religiosas na região metropolitana de Manila, anunciado pelas autoridades governamentais.

Atualmente, as igrejas que se enquadram em áreas sob “quarentena comunitária” só podem admitir até 10% de sua capacidade normal. Na Catedral, que normalmente comporta até 800 fiéis, serão admitidas para as celebrações 80 pessoas, confirmou o vice-reitor da Catedral, padre Kali Pietre Llamado.

Leia também
.: Filipinas: país pede ajuda à Igreja em meio à pandemia
.: Bispos filipinos pedem luta contra o ‘estigma do coronavírus’

Nas missas dominicais, os fiéis podem ficar também na praça em frente à igreja, onde será distribuída a Eucaristia. As missas também serão transmitidas através da página do Facebook da catedral bem como em seu canal no YouTube.

Cemitérios fechados – Dia de Todos os Santos e de Finados

Por outro lado, o governo filipino emitiu uma diretiva que veta as visitas aos cemitérios no Dia de Todos os Santos e no Dia de Finados, respectivamente em 1 e 2 de novembro. A medida, adotada para prevenir a difusão da covid-19, foi anunciada pela sub-secretária do Ministério da Saúde, Maria Rosario Vergeire.

“Sabemos que durante o dia de Todos os Santos, os cemitérios ficam realmente cheios de pessoas. É nossa tarefa evitar reuniões de massa”, disse Vergeire. Os prefeitos das cidades da região metropolitana de Manila anunciaram essa medida com antecedência de modo que os residentes tenham a possibilidade de visitar os túmulos de seus entes queridos em outros momentos e não todos juntos durante o mesmo dia.

Manila esteve entre as primeiras a ordenar o fechamento dos cemitérios de 31 de outubro a 1° de novembro. Os membros do Conselho da Região Metropolitana de Manila, composto por 17 prefeitos da região, concordaram por unanimidade de fechar todos os cemitérios privados e públicos nas respectivas áreas para impedir reuniões e não aumentar os riscos de transmissão do vírus.

Todos os cemitérios serão fechados por uma semana, mas serão permitidas cremações, sepulturas ou outros serviços fúnebres. Tradicionalmente, mais de 2 mil homens trabalham em toda a metrópole para a segurança de milhares de pessoas que vão homenagear seus entes queridos nos primeiros dias de novembro.

Uma observação ainda com relação aos cemitérios é que, diante da enorme pobreza das periferias degradantes da região metropolitana e dada a carência crônica de habitação e abrigos, às vezes os cemitérios se tornam também lugares onde se estabelecem famílias inteiras de ocupantes.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo