Atividades de 24/06

Casal brasileiro reflete sobre mídias sociais no ambiente familiar

Reflexão sobre as mídias sociais perpassou um dos painéis do Encontro das Famílias nesta sexta-feira

Mauriceia Silva
Da Redação

O casal brasileiro Gustavo e Fabíola Goulart em sua colocação no quinto painel / Foto: Joyce Silveira

Outro casal brasileiro deu a sua contribuição em mais um painel do Encontro Mundial das Famílias, em andamento em Roma. Fabíola Goulart e Gustavo Huguenin, de Florianópolis (SC), abordaram o tema “Mídias sociais: um “ambiente” para os nossos filhos?”, dentro do painel temático “Ser cristão na era digital”. 

Eles discorreram sobre os potenciais riscos, mas também as possibilidades nesse meio. Afirmaram que as redes sociais são uma realidade que chegou à família: querendo ou não, os pais e os filhos querem estar nesse ambiente. Segundo Fabíola, o que resta fazer é saber lidar com ele. 

Gustavo explicou que o casal apresentou três pontos que podem ajudar nesse discernimento sobre o que os pais podem fazer, caminhando muito próximo dos filhos. 

“Nós falamos sobre identidade, diálogo e testemunho. Então, são pontos chave para ajudar nesse entendimento das redes sociais em família. Não olhar somente como meios tecnológicos, como ferramentas, mas olhar como ambiente, onde as famílias e os filhos se relacionam com outras pessoas”, concluiu.  

Assista à participação deles na íntegra:

Participação de outros casais

O enfoque desse painel que contou com a participação do Brasil foi o de que a família deve se centrar em Jesus Cristo.  O casal Sandrine e Guillaume Haudebourg  destacou que é preciso transmitir a fé aos jovens e se propor à reflexão: “As redes sociais são um “ambiente” para os nossos filhos?”.

Em sua palestra, falaram sobre a sua experiência com as tecnologias na missão. “Num contexto de confinamento, e crescente utilização da vida digital, desenvolvemos propostas on-line para chegar até os casais e seus filhos no seu cotidiano. Essas propostas digitais permitem que os casais aumentem o diálogo e convidem o Senhor para a sua vida.” 

Transmitir a fé aos jovens de hoje foi o enfoque conduzido por um casal que participa de uma comunidade Neocatecumenal de Roma e são missionário itinerantes. Massimo e Patrizia Paloni repercutiram como transmitir a fé aos jovens de hoje partindo de sua própria experiência com a palavra de Deus. 

 

Identidade e missão da família cristã

Outro painel desta sexta-feira foi dedicado ao tema  “Identidade e Missão da Família Cristã”. A reflexão foi conduzida pelos responsáveis pelo movimento apostólico Amor e Verdade, o casal da França Bênoit e Véronique Rabourdin. 

O casal dividiu sua palestra em três subtemas: a família um tesouro dado por Deus; a família um tesouro para desenterrar e dar vida; a família um tesouro a ser partilhado para dar frutos. Os principais desafios e oportunidades para acolher e acompanhar os casais foi a temática repercutida pelo casal. Destacaram, ainda, a complementariedade missionária entre esposos e os ministros ordenados.

Bênoit recordou a carta às famílias de 1994. Segundo ele, no que diz respeito à sua dimensão mais íntima, a dimensão metafísica, o homem, hoje, permanece em grande parte um ser desconhecido de si mesmo, e portanto, a família também permanece numa realidade desconhecida. 

Veronique questionou o que poderia ser mais natural que a família. “Célula básica da sociedade, lugar de aprendizagem da relação, a base estruturante da formação e desenvolvimento de todo ser humano. Tantas vezes abusada, desestabilizada, rompida”. 

Segundo a francesa, em seu perigo de ruptura, a família é chamada a redescobrir o tesouro que ela habita em si mesma, para o seu próprio bem, e também para o bem da Igreja, e da humanidade.

Veronique recordou que, na exortação Apostólica Amoris Laetitia, no número 119, afirma-se que o casamento é um sinal precioso, porque quando o homem e uma mulher celebram o casamento, então Deus por assim dizer, se reflete neles, e imprime neles os seus traços e o caráter indelével do seu amor.

“O casamento é o ícone do amor de Deus por nós. Com efeito, Deus também é comunhão, de três figuras, a do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, e viverão para sempre em perfeita unidade”. 

Assista à conferência na íntegra:

Missa com o Cardeal De Donatis

A imagem do pastor que conhece o caminho, que ampara e guia ilumina ainda mais o Encontro Mundial das Famílias. Assim destacou o vigário para a Diocese de Roma, Cardeal Angelo De Donatis, na Missa de hoje que abriu os trabalhos do dia nas atividades do encontro em Roma.

“Aqui nesta manhã com o coração de Cristo Bom Pastor, batem os corações do mundo inteiro, são corações felizes por terem dito sim a Deus. São corações feridos pelas provações da história e do mundo. São corações abertos à novidade do Evangelho, para testemunhar a presença perene de Cristo esposo na nossa história.”

Segundo o Cardeal, não é verdade que a família esteja perdida, nem que agora acabou, mas que está ainda sobre os ombros do pastor, que com força e ternura cruza os caminhos do mundo.

“E nos chama a redescobrir o caminho da santidade. A parábola do Bom Pastor, termina com uma festa em sua casa. É bom notar esta dimensão doméstica. Em que a ovelha encontra paz. O coração do Pastor bate de alegria numa casa cheia de amigos.”

O cardeal afirmou que estamos inseridos na casa maior da Igreja, para que o mundo encontre em nossas casas a festa de quem vive a alegria do amor. Ele entende que, para isso, e para que aconteça, é necessário ser um coração. 

“Só assim a família se tornará Igreja, a Igreja se tornará mais família, e então o nosso coração se tornará como um oceano, onde o amor que se derrama sem medidas graças ao Espírito Santo que vem tocar o interior do homem.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo