Lançamento

Carta de João Paulo II inspira subsídio da Semana Nacional da Vida 2021

Comissão Vida e Família da CNBB lançou subsídio nesta sexta-feira, 20 

Da redação, com CNBB

João Paulo II

Papa João Paulo II/ Foto: Lucía Ballester – CNA

Inspirada na carta encíclica Evangelium Vitae, de São João Paulo II, subsídio Hora da Vida para celebrar a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro, de 1º a 8 de outubro, é lançado nesta sexta-feira, 10.

O texto intitulado “Hora da Vida” foi produzido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

O tema escolhido para a edição deste ano é “Família Santuário da Vida”. O subsídio foi elaborado a partir das indicações contidas na encíclica Evangelium Vitae – sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana.

Leia mais
.: “O Santuário de Deus são as nossas famílias”, diz Papa

No texto, de 1995, São João Paulo II reitera a vocação da família para ser “constitutivamente santuário da vida”.

Valor inviolável da vida humana

O assessor da Comissão para a Vida e a Família e secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães, recorda que o subsídio Hora da Vida proporciona a cada ano uma reflexão sobre o valor inviolável da vida humana.

O texto oferece “ em uma linguagem acessível a oportunidade para que as famílias, em casa ou em grupos de pequenas comunidades missionárias, possam conhecer a voz e o Magistério da Igreja”.

Padre Crispim recorda que o documento papal indica que “como igreja doméstica, a família é chamada a anunciar, celebrar e servir o Evangelho da vida”.

Leia também
.: Papa pede que casais sejam igreja doméstica, onde cresça a fé

Semana Nacional da Vida

Imagem: Divulgação – CNBB

Realizada de 1º a 7 de outubro, a Semana Nacional da Vida é oportunidade para os católicos celebrarem através da oração, da escuta da Palavra e da solidariedade para com os mais vulneráveis.  

O material contém roteiros para cada dia da semana e para o Dia do Nascituro, em 8 de outubro.Confira os temas de cada encontro:

1º Encontro – O valor incomparável da pessoa humana

2º Encontro – Na raiz da violência contra a vida

3º Encontro – Sinais de esperança e convite ao compromisso

4º Encontro – A vida é sempre um bem

5º Encontro – Veneração e amor pela vida dos outros

6º Encontro – A vida humana é sagrada e inviolável

7º Encontro – Anunciar o Evangelho da Vida

Dia do Nascituro – Os filhos são Bênçãos do Senhor

Novamente as dioceses, paróquias e comunidades serão convidadas a realizarem ações públicas que possam acontecer em todo Brasil no dia 1º (sinal da alegria) e no dia 8 de outubro (sinal da esperança), dando a força de mobilização em prol da vida desde a concepção até seu fim natural.

Capa – Hora da Vida 2021

Foto: Divulgação – CNBB

A capa deste ano traz o tema “Família santuário da Vida”. O título está em formato de “lettering”. Ele é aplicado sobre uma lousa verde e envolvido por um telhado que também cobre a cruz.

O bispo de Rio Grande e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, explica que a representação da lousa, em verde, formando a casa, é a Igreja doméstica. “Sinal de esperança para a Igreja Família de famílias, isto é, nossa comunidade eclesial representada pela cruz (sinal do maior amor de Deus por nós)”.

Sobre o desenho na lousa, o bispo destaca que “a casa, o Santuário da Vida está em movimento”. “É despertada pela fé e pela dedicação dos cooperadores do Serviço à Vida, que têm o coração abertos para que Deus possa escrever na história das nossas famílias, a história de sua Igreja”.

No design, a palavra vida está em destaque. Segundo dom Ricardo, para “mostrar a grandeza de Deus na criação e da partilha do seu amor trinitário”.

E Deus, continua o bispo, “convida toda família a ser seu Santuário! Promover, Defender e Cuidar da vida é uma verdadeira escola”. “Está na Hora de reconhecermos os traços do amor de Deus na lousa de nossa história e das nossas famílias”. O desejo é que a Vida seja sagrada e inviolável. Que se respeite toda sua dignidade, desde a concepção até seu fim natural.

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo