Igreja

Cáritas lança apelo de emergência por vítimas de terremoto na Croácia

Meta do projeto é alcançar 880 mil euros para ajudar o trabalho da Cáritas Croácia

Da redação, com Caritas

Cáritas Croácia realiza trabalho de ajuda às vítimas./ Foto: Cáritas

A Cáritas International lança um apelo de 880 mil euros para ajudar o trabalho da Cáritas Croácia no sentido de garantir condições de vida seguras e dignas para as pessoas que ficaram desabrigadas por um recente terremoto.

O terremoto de magnitude 6,4 atingiu cerca de 30 milhas ao sul de Zagreb em 29 de dezembro, entre as cidades de Petrinja, Sisak e Glina. Foi o segundo terremoto em dois dias e o mais forte na região em 140 anos.

“O chão está tremendo todos os dias desde o terremoto original e as pessoas vivem em constante medo e estresse. Uma vasta área de cerca de 2.000 quilômetros quadrados foi afetada”, disse Suzana Borko, vice-diretora da Cáritas Croácia.

“Duzentos voluntários da Cáritas estiveram entregando alimentos e artigos de higiene para as pessoas afetadas desde o terremoto. Agora estamos nos concentrando no longo prazo, pois pretendemos ajudar as pessoas a reconstruir suas casas e comunidades”.

Leia também
.: Papa expressa proximidade às vítimas do terremoto na Croácia

O projeto de oito meses da Cáritas ajudará inicialmente até 200 famílias, fornecendo acomodação em contêineres pré-fabricados e ajuda financeira e técnica para que as pessoas possam consertar suas casas.

“Muitos dos atingidos nas áreas rurais querem ficar perto de suas plantações e gado, então estão dormindo em celeiros, em seus carros e nas ruínas de suas casas. A Cáritas Croácia os ajudará a reconstruir suas casas e comunidades para que possam viver em condições seguras e dignas ”, disse ela.

A resposta da Cáritas se concentrará em ajudar as pessoas nas áreas rurais que correm o risco de serem esquecidas devido ao seu isolamento geográfico.

Suzana Borko diz que até 90 por cento das casas nas aldeias entre Petrinja e Glina foram danificadas. Um dos desafios é que as casas precisam ser reavaliadas para ver se estão habitáveis ​​após cada terremoto sucessivo.

Apesar dos desafios, ela vê sinais de esperança e diz: “Neste momento desafiador, vimos uma resposta humanitária milagrosa em nosso país, com muitas pessoas enviando alimentos, roupas e itens de construção para as áreas afetadas. Abrigos decentes e a reconstrução de casas são o foco principal para nós e continuaremos com essas comunidades até que tenhamos alcançado isso”.

As doações podem ser feitas no site: www.caritas.org/donate-now/croatia-earthquake/

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo