Eleito

Cardeal Zuppi é o novo presidente da Conferência Episcopal Italiana

Nomeação ocorreu nesta terça-feira, 24, durante a 76ª Assembleia Geral da CEI; Purpurado é membro do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral

Da Redação, com Vatican News 

Foto: CNA Images

O Papa escolheu, na manhã desta terça-feira, 24, o Cardeal Matteo Maria Zuppi, 66 anos, arcebispo de Bolonha, como o novo presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI). 

A nomeação ocorreu logo após o término da primeira sessão de trabalho do 76ª Assembleia Geral da CEI, no Hilton Rome Airport de Fiumicino, durante a qual os bispos de toda a Itália procederam à eleição do trio para a nomeação do presidente que substituiria o Cardeal Gualtiero Bassetti, 80 anos, arcebispo de Perugia-Città della Pieve. 

Dom Bassetti, que terminou seu mandato de cinco anos, foi quem leu o comunicado do Papa com a escolha de Zuppi. Uma escolha que repete uma história que já ocorreu na década de 1969-1979, quando a CEI foi guiada pelo arcebispo de Bolonha, Antonio Poma, à frente da Igreja em Bolonha desde 1968.

Estudos e compromisso com os últimos em Roma

Antes de chegar a Bolonha, Papa Francisco o nomeou pastor em 27 de outubro de 2015, sucedendo o cardeal Carlo Caffarra, Zuppi – conhecido por todos como “Dom Matteo” e ainda assim chamado. 

O cardeal começou sua história pessoal e sacerdotal em Roma. Nasceu na capital italiana em uma família de seis filhos: ele é o quinto. Uma etapa importante de sua vida, foi em 1973, quando estudou no colégio Virgilio, onde conheceu Andrea Riccardi, fundador de Santo Egídio.

Passou a frequentar a Comunidade e colaborou nas atividades promovidas pelo organismo a serviço dos últimos.

Mediador em Moçambique

Incardinado em Roma, em 15 de novembro de 1988, Zuppi ocupou vários cargos: de 1983 a 2012, foi reitor da igreja de Santa Croce alla Lungara, membro do conselho presbiteriano diocesano de 1995 a 2012; de 2005 a 2010, prefeito da terceira prefeitura de Roma.

De 2000 a 2012, foi assistente eclesiástico geral da Comunidade de Santo Egídio, e foi naqueles anos que viveu outro momento fundamental: em nome da Comunidade de Santo Egídio: atuou como mediador em Moçambique no processo que levou à paz após mais de 17 anos de sangrenta guerra civil.

Nomeação em Bolonha

No ano de 2015, foi nomeado para a sede metropolitana de Bolonha, onde logo recebeu grande apreciação do clero local e onde imediatamente mostrou um forte compromisso com a pastoral dos últimos: dos desempregados aos migrantes.

Como arcebispo, em 1° de outubro de 2017, ele recebeu o Papa Francisco numa visita pastoral à Arquidiocese. O Pontífice então o criou cardeal no consistório de 5 de outubro de 2019 com o título de Santo Egídio. Zuppi também é membro do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e da APSA.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo